Escolhendo uma árvore para uma casa na árvore

Autor: 
Maria Colenso

O primeiro passo para ter sua própria casa na árvore é escolher uma árvore ou árvores (algumas casas estendem-se sobre duas ou três árvores). Passeie pelo seu quintal e pense se você prefere uma casa na árvore escondida ou visível. Seus vizinhos estão perto? Pense sobre quem irá usar a casa na árvore, adultos ou crianças. Casas nas árvores para crianças devem ficar perto do chão. A árvore perfeita para uma casa na árvore não deve ser muito nova, nem muito velha e deve ser saudável. Macieira (em inglês), carvalho, freixo, pinheiro e faia (em inglês) são boas escolhas.

Quando for escolher uma árvore, pense na altura e nos galhos, além da idade e estado de saúde. Árvores doentes ou danificadas são instáveis. Sua casa pode não durar muito e pode não ser segura por dentro. As árvores pode estar doentes nas raízes (no nível do solo ou do subsolo), no tronco ou no durame. Outros sinais de uma árvore instável são os danos causados por raios ou excesso de vento.

Esta pequena casinha arrumada tem até sua própria varanda
© istockphoto.com / xyno
Esta pequena casinha arrumada tem até sua própria varanda

 

Além disso, a grossura e o ângulo dos galhos fazem diferença como um sistema forte ou fraco de suporte. Os galhos crescem naturalmente em todos os tamanhos, formas e ângulos, e os mais fortes são aqueles que crescem em ângulos de 90 graus. Evite construir em ulmeiros ou sicômoros (em inglês), pois ambos têm tendência a contrair doenças. Evite também as árvores com duração de vida e raízes curtas ou plantadas em um declive.

As árvores naturalmente balançam com o vento, e sua casa também balançará. Com o design e construções apropriados, a estrutura irá sobreviver aos ventos fortes. Se você vive em uma área onde os ventos podem ser perigosos, os especialistas recomendam que a casa seja construída na parte inferior da árvore, em tamanho pequeno para minimizar potenciais danos.

Peça ajuda a um profissional. Arboristas, também conhecidos como cirurgiões de árvores, especializam-se no cuidado de árvores e podem ajudá-lo a escolher a melhor. O arborista inspeciona a árvore para prepará-la para a construção e dá conselhos para minimizar o dano. Quando construídas nas árvores certas e recebendo manutenção regularmente, as casas em árvores podem durar uma média de 10 a 15 anos ou mais, dependendo do quanto a árvore viver. [fonte: Tree Top Builders - em inglês].

Mesmo sem uma árvore adequada, você ainda pode usufruir de um cômodo acima da terra. Apesar de ser preferível construir uma casa na árvore na própria árvore, é possível construir fortes e casinhas em postes no chão.


O povo das árvores de papua

Por volta de 25 anos atrás, uma tribo com cerca de 4 mil índios foi descoberta vivendo nas selvas de Papua Nova Guiné. Os Kombai são uma antiga tribo de caçadores-coletores que vivem de porcos selvagens e alimentos extraídos do sagu e da palmeira; eles também praticam o canibalismo como forma de punição tribal contra bruxaria feita pelos homens.

Os Kombai vivem em casas nas árvores, construídas a 9 m ou até 30 m acima do chão. As casas elevadas oferecem proteção contra os clãs rivais, enchentes, insetos e o calor da selva.


Agora que nós já escolhemos a árvore perfeita, vamos aprender sobre o design e o conforto. Você sabia que uma casa na árvore pode ter encanamento (em inglês) interno?