O que é um código de barras UPC

Autor: 
Marshall Brain

"UPC" significa código universal de produtos. Os códigos de barras UPC foram originalmente criados para ajudar os mercados a aumentar a velocidade do processo de verificação na saída e melhorar o controle de inventário, porém o sistema estendeu-se rapidamente a todos os outros produtos de varejo por ser tão eficiente.

Os códigos UPC originaram-se em uma empresa chamada Uniform Code Council ,UCC (em inglês). Um fabricante solicita permissão para a UCC para entrar no sistema UPC. Para isso o fabricante paga uma taxa anual. Em troca, a UCC emite ao fabricante um número de identificação de fabricação de seis dígitos e fornece diretrizes de como usá-lo. Você pode ver o número de identificação do fabricante em todos os códigos UPC padrão de 12 dígitos, como este mostrado na parte de trás do livro "The Teenager's Guide to the Real World," (em inglês) publicado pela BYG Publishing (em inglês)


Você pode ver que este símbolo UPC impresso em uma embalagem tem duas partes:

  • O código de barras legível por máquinas
  • O número UPC de 12 dígitos legível por humanos

O número de identificação de fabricação da BYG Publishing são os seis primeiros dígitos do número UPC - 639382. Os cinco números seguintes - 00039 - são os números de ítem. Um funcionário da empresa, chamado coordenador UPC, é responsável pela alocação do número de item em produtos, garantindo que o mesmo código não seja utilizado em mais de um produto, retirando códigos à medida que produtos são retirados de linha, etc. Geralmente, cada item que um fabricante vende, assim como todos os tamanhos de embalagens e todas as novas embalagens deste item, necessitam de um código diferente. Então uma lata de Coca-Cola de 354ml necessita de um código de item diferente do que uma garrafa de Coca-Cola de 473ml, assim como um pacote de 6 latas de 354ml, um pacote com 12, uma caixa de 24 latas, e assim por diante. É tarefa do coordenador UPC manter todos estes números corretos.

O último dígito de um código UPC é chamado de dígito de verificação. Este dígito permite que o scanner determine se este número foi escaneado corretamente ou não. Aqui está como é calculado o dígito de verificação para os outros 11 dígitos do código, usando o código 63938200039, conforme do "The Teenager's Guide to the Real World" exemplificado acima:

  1. some o valor de todos os dígitos em posições ímpares (dígitos 1, 3, 5, 7 e 9).
    6 + 9 + 8 + 0 + 0 + 9 = 32
  2. multiplique esse número por 3.
    32 x 3 = 96
  3. some o valor de todos os dígitos em posições pares (dígitos 2, 4, 6, 8 e 10).
    3 + 3 + 2 + 0 + 3 = 11
  4. some este valor ao valor no passo 2.
    96 + 11 = 107
  5. para criar o código verificador, determine o número que, quando adicionado ao número do passo 4, seja múltiplo de 10.
    107 + 3 = 110

    Dessa forma, o dígito verificador é 3.

Cada vez que o scanner lê o código de barras de um item, ele executa este cálculo. Se o dígito de verificação calculado for diferente do dígito de verificação lido, o scanner sabe que algo saiu errado e que este item deve ser escaneado novamente.