O que é código de cupom

Autor: 
Marshall Brain

O código de cupom é interessante (caractere de sistema de número 5). Se você já imaginou como um scanner pode ler um cupom e rejeitá-lo se você não tiver comprado o produto, aqui está a sua explicação. Aqui está um código de barras UPC de uma caixa de Post Honey Nut Shredded Wheat:


Aqui está o cupom do mesmo produto:


Você pode ver que o código de barras deste cupom começa com um 5 indicando que isto é um cupom. O número 43000 é a identificação da empresa Post. Os próximos três dígitos (186) são chamados de código família. Os próximos dois dígitos (70) são um código de valor. O dígito final é o código de verificação normal.

O código família e o código de valor são colocados arbitrariamente pelo coordenador UPC da empresa. Isto é feito porque um cupom é  usado por toda uma família de produtos. Por exemplo, um cupom talvez sirva para quatro diferentes tipos de sabonetes feitos pela mesma empresa. Da mesma forma, o código de valor representa, arbitrariamente, o valor do cupom. A empresa envia ao varejista os dados que contam ao computador do varejista exatamente quais produtos se ajustam ao código de família, e exatamente quantos remover. Quando o cupom é escaneado, o computador POS:

  1. decodifica o código família
  2. verifica para garantir que o cliente comprou um item da família
  3. decodifica o código de valor
  4. envia o desconto novamente à máquina registradora

Na próxima vez em que você for a uma loja, pegue um produto - qualquer produto. Olhe para o seu código UPC: agora você já sabe o que significa!