Como combater os resfriados

Dor de cabeça, nariz entupido, tosse, febre, olhos coçando, dor de garganta, dores musculares. Se você é como a maioria das pessoas, conhece muito bem os sintomas dos resfriados comuns. Apesar dos americanos gastarem bilhões de dólares por ano com consultas e remédios para resfriados (tudo, desde lenços de papel e vitamina C, até descongestionantes vendidos sem receita e chás de ervas), não existe cura para o resfriado comum. Felizmente, existem modos de você se recuperar mais facilmente. Neste artigo nós discutiremos todos os aspectos do resfriado, incluindo técnicas de autocuidado, quando você deve consultar um médico e como evitar transmitir seu resfriado para os inocentes que estão ao seu redor. Para começar, nós discutiremos sobre as origens e causas do resfriado comum.

Um resfriado é uma infecção respiratória superior causada por qualquer uma das centenas de vírus diferentes que existem. Infelizmente os cientistas ainda não descobriram como derrotar estes vírus. O corpo deve confiar nas suas próprias defesas pessoais.

Durante um resfriado, as partículas do vírus penetram a camada da mucosa do nariz e da garganta e se ligam às células. Os vírus fazem buracos nas membranas celulares permitindo que o material genético viral entre nas células. Dentro de um curto espaço de tempo, o vírus assume e força as células a produzirem centenas de novas partículas de vírus.

Em resposta a esta invasão viral, o corpo libera suas defesas: o nariz e a garganta liberam elementos químicos que acionam o sistema imunológico, as células danificadas produzem elementos químicos chamados de prostaglandinas, que acionam a inflamação e atraem os leucócitos que combatem a infecção; os pequenos vasos sangüíneos se esticam, abrindo espaço para permitir a passagem do fluído do sangue (plasma) e leucócitos especializados para entrar na área infectada; a temperatura corporal aumenta, melhorando a resposta imunológica e a histamina é liberada, aumentando a produção de muco nasal num esforço para aprisionar as partículas virais e removê-las do corpo.

Na batalha contra o vírus do resfriado, o corpo contra-ataca com sua artilharia pesada: leucócitos especializados chamados de monócitos e linfócitos; o interferon, geralmente chamado de "medicamento antiviral próprio do corpo" e 20 ou mais proteínas que circulam no plasma sangüíneo e revestem os vírus e células infectadas, tornando mais fácil os leucócitos identificá-los e destruí-los.

Os sintomas que você experimenta como um resfriado são geralmente as respostas imunológicas naturais do corpo. Na verdade, no momento em que você estiver se sentindo resfriado, provavelmente já está infectado há um dia e meio. Uma vez infectado, você pode tentar amenizar algumas das dores. Na próxima seção você revisará algumas dicas para aliviar os sintomas do resfriado.

Estas informações são somente para fins de informação. NÃO TEM A INTENÇÃO DE DE FORNECER CONSELHOS MÉDICOS. Os Editores da Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., o autor ou o editor não se responsabilizam por qualquer possível conseqüência de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação na dieta, ação ou aplicação de medicamentos, que resultar da leitura ou informações contidas nestas informações. A publicação destas informações não constituem a prática da medicina e estas informações não substituem o conselho de um médico ou outro provedor de saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve consultar um médico ou outro provedor de saúde.