Como enfrentar um resfriado

Muitas pessoas acreditam no velho ditado, "Não faça nada e seu resfriado durará sete dias. Faça tudo e ele durará uma semana". Na verdade, não é incomum que um resfriado dure algumas semanas. E basicamente, isto é verdade. Mas seguir estas técnicas simples podem ajudar você a se sentir mais confortável e ajudar seu corpo a se curar o mais rápido possível.

Tome muito líquido - os líquidos podem ajudar a afinar o muco, deixando que corra livremente e ajudando o corpo a expelir as partículas dos vírus que estão presas nele. A água e outros líquidos também combatem a desidratação. Então beba pelo menos 250ml de líquido a cada duas horas.

Os Líquidos ajudam a afinar o muco deixando que corra livremente e ajudando o corpo a expelir.
2006 Publications International, Ltd.
Os líquidos ajudam a dissolver o muco
deixando que ele flua livremente e ajudando
o corpo a expeli-lo

Faça uma canja de galinha - um dos líquidos quentes mais benéficos que você pode consumir quando tem resfriado é a canja de galinha. Foi receitado pela primeira vez para o resfriado comum pelo rabino/médico Moses Maimonides, no Egito do século XII, e se tornou o principal remédio folclórico desde então. Em 1978, o Dr. Marvin Sackner do Hospital Mount Sinai, em Miami Beach, Flórida, incluiu a canja de galinha em um teste sobre os efeitos da ingestão de água quente e gelada na depuração do muco. Para a surpresa do médico, a canja de galinha ficou em primeiro lugar, água quente em segundo e água gelada bem distante em terceiro. O trabalho de Sackner desde então tem sido reproduzido por outros pesquisadores.

Descanso - os médicos discordam sobre se você deve ou não tirar um dia ou dois de folga do trabalho quando você pega um resfriado. Entretanto, todos concordam que um descanso extra ajuda. Se afastar do trabalho pode ser uma boa idéia também do ponto de vista da prevenção. Os seus colegas de trabalho provavelmente apreciarão se você não espalhar o vírus do resfriado pelo escritório. Se você decidir ficar em casa siga estes conselhos e vá devagar, leia um bom livro, assista tv, tire cochilos.

Você também pode mudar sua rotina normal de exercícios quando está resfriado ou pelo menos durante os dias em que estiver pior. Novamente, deixe seu corpo ser seu guia. Se você estiver se sentindo péssimo, o melhor conselho é ficar na cama.

Fique aquecido - ainda que o ar gelado não cause os resfriados, você pode se sentir mais confortável se ficar dentro de casa e coberto, especialmente se tiver febre. Não há motivo para estressar mais o corpo.

Use uma solução de água e sal - a inflamação e inchaço do nariz durante um resfriado é causado por moléculas chamadas de citocinas ou linfocinas que são criadas pelo corpo enquanto combatem a infecção. A pesquisa mostra que retirar essas moléculas com água reduzem o inchaço. Encha um recipiente de spray nasal com água salgada diluída (uma colher de chá de sal para 250 ml de água) e aplique em cada narina três ou quatro vezes. Repita este procedimento cinco a seis vezes ao dia.

Gargarejo com água morna e sal - gargarejar com água morna e sal (1/4 de colher de chá de sal em 250 ml de água morna) a cada duas horas pode melhorar a dor e a sensação de garganta arranhada. Água com sal é um adstringente (significa que faz com que o tecido contraia), o que pode melhorar a inflamação na garganta e ajudar a soltar o muco.

Ingira vitamina C - apesar dos estudos sugerirem que a vitamina C pode estimular o sistema imunológico do corpo, a utilização desta vitamina no tratamento de resfriados ainda é controversa. Muitos médicos não recomendam a vitamina C como remédio para o resfriado. Entretanto, algumas evidências, altamente discutíveis, sugerem que a ingestão de 2.000 miligramas ou mais de vitamina C diariamente podem diminuir a gravidade dos sintomas do resfriado.

Se você decidir tentar aumentar a ingestão de vitamina C durante o resfriado não extrapole. Enquanto descobriu-se que a vitamina C é relativamente segura em doses de até 10.000 miligramas por dia, algumas pessoas descobriram que a vitamina C pode causar diarréia. A maneira mais segura de obter mais vitamina C é simplesmente ingerir com mais freqüência alimentos ricos em vitamina C. Por exemplo, uma vez que você precisará aumentar a ingestão de líquidos enquanto estiver resfriado, tome suco de laranja.

Vaporize - o vapor pode soltar o muco, especialmente se o muco estiver espesso. Um umidificador trará umidade ao seu ambiente, o que pode fazer você se sentir mais confortável e manterá os tecidos nasais úmidos. Isto é útil porque as membranas nasais secas fornecem uma proteção fraca contra a invasão viral.

Pare de fumar - você vai se sentir melhor muito mais rápido e diminuir os riscos de ficar ainda mais doente. Os médicos dizem que para os fumantes é muito pior se recuperar de um resfriado do que para os não fumantes. Fumar enquanto se está resfriado irrita os brônquios, o que aumenta o risco de desenvolver pneumonia e outras complicações.

Além de irritar a garganta e os brônquios fumar abala o sistema imunológico. Uma vez que você dependa do seu próprio sistema imunológico e não de medicamentos para curar um resfriado, vai querer estar na sua melhor forma possível para ganhar essa batalha.

Fique longe de bebidas alcoólicas - melhor se abster das bebidas alcoólicas, pois elas aumentam a congestão da membrana mucosa e causam desidratação.

Mantenha uma atitude positiva - alguns pesquisadores sugerem que uma atitude positiva de "eu posso vencer esse resfriado" pode melhorar o sistema imunológico enquanto você combate o resfriado. Por outro lado, uma atitude negativa poderia fazer com que as suas defesas diminuíssem ainda mais.

Estas informações são somente para fins de informação. NÃO TEM A INTENÇÃO DE DE FORNECER CONSELHOS MÉDICOS. Os Editores da Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., o autor ou o editor não se responsabilizam por qualquer possível conseqüência de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação na dieta, ação ou aplicação de medicamentos, que resultar da leitura ou informações contidas nestas informações. A publicação destas informações não constituem a prática da medicina e estas informações não substituem o conselho de um médico ou outro provedor de saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar um médico ou outro provedor de saúde.