Como consertar torneiras

Autor: 
Fix-It Club

As torneiras são parte essencial de uma casa. Assim, manter suas torneiras em boas condições de funcionamento é de grande importância. Algumas vezes você vai precisar trocar a torneira para resolver o problema. Neste artigo, mostraremos como fazer consertos básicos do sistema de torneiras de sua casa, incluindo os chuveirinhos de mão. Vamos começar pelas torneiras com vazamento.

Conserto de uma torneira com vazamento

Uma torneira pingando é o problema mais comum e também o mais fácil de resolver, ainda que muitas pessoas o ignorem e deixem a torneira pingando por muito tempo. Um gotejamento contínuo pode desperdiçar R$ 50 em água em curto prazo. Multiplique esse valor pelo número de torneiras pingando em sua casa e poderá calcular quanto está indo literalmente pelo ralo. O desperdício de uma torneira de água quente pingando é ainda maior porque você está pagando pelo aquecimento da água antes de ela ir pelo ralo.

Lembre-se de que o fornecimento de água entra em sua casa sob pressão, portanto é necessário que haja uma vedação à prova de água retendo a água que entra quando o manípulo da torneira está na posição fechada. Essa vedação geralmente é criada por uma arruela flexível pressionada firmemente contra a sede da torneira. Obviamente, quando a vedação ou a sede não funcionam corretamente, um pouco de água pode vazar e pingar pela torneira. Para deter o gotejamento, tudo que você tem que fazer geralmente é substituir ou reparar a sede.

A primeira coisa a fazer quando consertar o gotejamento de uma torneira é interromper o fornecimento de água. Você deve interromper o fornecimento de água em um registro nas proximidades. Entretanto, se sua casa não estiver equipada com registros para acessórios fixos individuais, poderá ter que ir até o registro principal e suspender o fornecimento para toda casa. A seguir você encontra várias maneiras de resolver os problemas de gotejamento em torneiras.

Torneiras tipo compressão: não importa, se ela possui manípulos independentes para água quente e fria ou apenas um para ambas, ela funciona de acordo com certos princípios básicos.

Aqui está como desmontar uma torneira do tipo compressão e deter um gotejamento:

O que você precisará

Use estas ferramentas em uma torneira do tipo compressão:
  • chave de fenda
  • óleo penetrante
  • alicate tipo bomba d'água ou chave ajustável
  • vedações de reposição

etapa 1: imterrompa o fornecimento de água e remova o manípulo da torneira, soltando o pequeno parafuso na parte superior ou na parte de trás do manípulo. Alguns parafusos estão ocultos por por uma tampa metálica ou plástica de encaixe ou parafusada. Assim que remover a tampa, verá o parafuso instalado na parte superior do manípulo. Se necessário, use óleo penetrante, como WD-40, para ajudar a afrouxá-lo;

etapa 2: remova o manípulo e observe o conjunto da torneira. Remova a porca da gaxeta com um alicate ou chave ajustável de bom tamanho, com cuidado para não deixar marcas no metal. Torça a haste ou fuso girando-o na mesma direção que faria para abrir a torneira;

etapa 3: remova o parafuso que prende a vedação. Se necessário, use óleo penetrante para soltar o parafuso. Examine o parafuso e a haste, e substitua-os se estiverem danificados.

Uma típica torneira de haste tipo compressão é fechada por uma arruela de vedação quando o manípulo é girado.
2006 Publications International, Ltd.
Torneira de haste tipo compressão é fechada por uma arruela de vedação quando
o manípulo é girado

etapa 4: substitua a vedação antiga por uma nova. As arruelas de vedação poderão deter quase todo o vazamento. Observe também se o formato da arruela antiga é chanfrado ou plano e substitua-a por outra. As vedações projetadas somente para água fria se expandem bastante quando se aquecem, fechando a abertura e diminuindo a vazão de água quente. Algumas vedações funcionarão para ambas, mas você deve se assegurar de comprar as peças de reposição exatas;

etapa 5: encaixe a nova arruela de vedação na haste e reinstale o conjunto na torneira. Gire a haste no sentido horário. Com a haste no local  instale novamente a porca da gaxeta. Tome cuidado para não marcar o metal com a ferramenta;

etapa 6: reinstale o manípulo e coloque novamente a tampa do parafuso. Libere o fornecimento de água e verifique se os vazamentos continuam.

Sedes de válvula de torneiras: se uma torneira ainda continuar a pingar depois que você tiver trocado a vedação, pode haver algo errado com a sede da válvula da torneira. Uma arruela de vedação defeituosa pode ter permitido que a haste metálica raspasse na sede da válvula, deixando-a irregular, ou produtos químicos na água podem ter acumulado resíduos que impedem a vedação completa.

O que fazer para consertar uma sede de torneira danificada? Obviamente, você pode trocar a torneira. Outra opção é substituir a sede. A remoção da sede antiga é bastante simples se você tiver a ferramenta certa, chamada de chave de sede. Introduza essa chave na sede e gire-a no sentido anti-horário. Assim que remover a antiga sede, assegure-se que a sede de reposição comprada seja idêntica. Se for impossível remover a sede da válvula, introduza uma luva na sede que se encaixe no lugar da antiga e proporcione uma vedação apropriada.

Dois tipos de fresas de sede, ou retificadores, para recondicionar uma sede de válvula desgastada.
2006 Publications International, Ltd.
Dois tipos de fresas de sede, ou retificadores, para recondicionar uma sede de válvula desgastada

Outra opção é usar uma fresa de sede de válvula, ou retificador, que é uma ferramenta barata que recondicionará a sede desgastada. Tome cuidado para não usar excessivamente essa ferramenta nem com muita força, porque  a sede é feita de metal mole que pode ser removido com facilidade.

Para usar um retificador, remova a haste da torneira, introduza a fresa até a sede da válvula no corpo da torneira. Aplicando uma pressão moderada, gire a ferramenta no sentido horário algumas vezes. Em seguida, limpe a sede da válvula com um pano para remover os cavacos metálicos.

Gaxeta da torneira: um gotejamento ocorre quando a torneira está fechada e um vazamento quando a água está correndo. Caso você veja a água saindo ao redor do manípulo, você tem um vazamento da torneira.  A primeira coisa a fazer é se assegurar que a porca da gaxeta da torneira está apertada, mas tome cuidado para não arranhar a porca com o alicate ou chave ajustável.

O que você precisará

Aqui estão as ferramentas que você precisará para substituir a gaxeta da torneira:
  • chaves ajustáveis
  • gaxeta de reposição da torneira
  • vaselina

Se você acha que uma porca frouxa não é a causa do vazamento, deverá substituir a gaxeta. A gaxeta da torneira pode ser um pedaço maciço consistindo de um ou mais anéis de vedação ou pode lembrar corda ou barbante enrolado em volta da haste debaixo da porca da gaxeta.

Para substituir a gaxeta da torneira, faça o seguinte:

etapa 1: interrompa o fornecimento de água e remova o manípulo da torneira;

etapa 2: solte a porca da gaxeta e remova a porca e a gaxeta antiga da haste da torneira;

etapa 3: instale a nova gaxeta. Caso você utilize o material de gaxeta parecido com barbante, enrole algumas voltas ao redor da haste. A gaxeta que lembra um barbante macio é enrolado ao redor da haste somente uma vez.

Antes de finalizar a montagem da torneira, espalhe uma fina camada de vaselina na rosca da porca da gaxeta.

O que você precisará

Aqui está o que você precisará para substituir os anéis de vedação:
  • chaves ajustáveis
  • fita adesiva para encanamentos
  • anéis de vedação de reposição

Anéis de vedação: as torneiras de cozinha possuem um ou mais anéis de vedação para impedir que a água vaze ao redor da bica. Se esse anel se desgastar, você verá água na base da bica todas as vezes que abrir a torneira. Para substituir um anel de vedação:

etapa 1: feche o fornecimento de água e remova a porca do acoplamento roscado que mantém a bica no lugar, girando-a no sentido anti-horário. Não deixe de enrolar fita adesiva na porca para impedir que seja arranhada pelo alicate ou chave ajustável;

Etapa 2: com a porca do acoplamento removida, retire a bica de seu alojamento, onde você encontrará o(s) anel (anéis);

As torneiras de cozinha contêm um ou mais anéis de vedação para evitar que a água vaze ao redor da bica.
2006 Publications International, Ltd.
As torneiras de cozinha contêm um ou mais anéis de vedação para evitar que a água vaze
ao redor da bica

etapa 3: substitua todos os anéis defeituosos por novos do mesmo tamanho. Monte novamente a torneira.

Outros tipos de torneiras: algumas torneiras usam diafragmas de borracha em vez de arruelas de vedação para controlar a vazão da água. Se você tiver esse tipo de torneira, talvés tenha que remover a haste do interior do corpo da torneira usando um alicate. Não deixe de proteger a parte superior da haste com fita adesiva para encanamentos a fim de protegê-la dos dentes do alicate. O diafragma de borracha cobre a parte inferior da haste e talvés você precise removê-lo usando uma chave de fenda. Assegure-se que o diafragma de reposição esteja bem encaixado sobre a base da haste antes de montar novamente a torneira.

Outro tipo de torneira usa um anel de assento de borracha que atua como uma arruela de vedação. Para remover o anel da haste, segure a extremidade da haste com o alicante enquanto desparafusa a peça central que segura o anel de assento no lugar. Remova a luva para inserir o novo anel de assento e assegure-se que a face gravada do anel de assento fique voltado para o lado da haste da torneira .

Torneiras com haste tipo cartucho podem ter uma arruela de vedação de borracha. Para a substituição, levante o cartucho para fora do corpo da torneira e remova a arruela de vedação e a mola. Introduza a nova mola e anel de vedação e, cuidadosamente, alinhe o cartucho de modo que se encaixe corretamente nas ranhuras no corpo da torneira durante a montagem.

Também há torneiras com arruelas de vedação com a sede da torneira embutida na própria haste. Esse tipo de montagem é retirado da base em uma luva removível que contém a sede da válvula. Solte a porca da haste da base e remova a arruela metálica e o retentor da arruela, o qual contém uma arruela de borracha. Introduza a nova arruela (com o lado chanfrado para cima) no retentor da arruela.

Há um tipo de torneira que não possui nenhum tipo de arruelas. Ela trabalha por meio de dois discos metálicos. Abrir a torneira alinha os furos nos discos e permite que a água passe através da torneira. Se algo der errado com esse tipo de torneira, geralmente o conjunto da válvula terá que ser substituído.

As torneiras de alavanca única também são fáceis de consertar, mas há tantos tipos diferentes que você precisa comprar um kit de reparo específico para sua torneira. Geralmente, um fabricante de torneiras fabrica kits de reparo para seus produtos e inclui instruções e esquemas detalhados com as peças de reposição. A parte mais difícil no conserto de uma torneira de alavanca única pode ser encontrar o revendedor de ferragens ou loja de materiais para encanamentos que forneça o kit apropriado. Entretanto, assim que tiver o kit você deverá ter pouca dificuldade para eliminar o vazamento. Assegure-se que o fornecimento de água esteja seja interrompido de desmontar a torneira e siga cuidadosamente as instruções do kit.

Você pode evitar que os dentes do alicate ou chave ajustável danifiquem o acessório cromado do encanamento durante a instalação ou reparo protegendo-o com uma camada dupla de fita isolante.

Se o ruido feito pela torneira pingando estiver incomodando você e o encanador não chegou ou você ainda não teve tempo de consertá-la, amarre um barbante de 60 cm de comprimento ao redor da bica e coloque a ponta do barbante no ralo. À medida que a torneira pingar, as gotas correrão silenciosamente pelo barbante.

Se o seu problema for o ruído dos pingos, passe para a próxima seção.

Os fundamentos do encanamento

Fazer reparos em torneiras pode ser mais fácil se você compreender todo o sistema de encanamentos de sua casa. O encanamento segue as leis básicas da natureza: gravidade, pressão,  água buscando encontrar o seu nível. Se você aprender sobre esses "mistérios", poderá poupar tempo, trabalho e dinheiro quando precisar fazer um conserto. Clique aqui (em inglês) para uma olhada completa nos fundamentos do encanamento.