Consertando a porta da geladeira

Autor: 
Fix-It Club

Se você acha que o compressor da geladeira, em funcionamento constante, está gastando energia e diminuindo a vida útil do aparelho, talvez o problema possa estar na porta. Em condições ideais, o clima dentro da geladeira deve ser constante e o aparelho deve manter uma temperatura estável o tempo todo. Claro que nós temos que abrir a porta da geladeira muitas vezes ao dia. Aqui estão algumas dicas para manter as portas funcionando adequadamente e para manter o ar quente afastado de sua geladeira.

Consertando a vedação da porta

Quando a borracha de vedação de uma geladeira está rachada ou endurecida, a vedação fica comprometida e a eficiência do aparelho cai sensivelmente. Para testar a vedação da geladeira e conferir se existe vazamento, coloque um papel entre a vedação e o batente da porta, depois feche-a. Puxe o papel. Se ele oferecer alguma resistência é porque a vedação está boa. Se o papel sair facilmente ou cair, a vedação está com problemas e deve ser substituída. Faça esse teste em vários lugares da porta. Antes de substituir a vedação, confira as dobradiças da porta para ver se não existe vazamento.

Para substituir a borracha de vedação:

Passo 1: compre uma borracha de vedação feita especificamente para o modelo da sua geladeira. As borrachas de vedação, vendidas no mercado e que prometem ser de uso universal, podem até servir, mas você terá um trabalho imenso para ajustá-las corretamente. Se você não tem certeza de qual é a borracha de vedação para a sua geladeira, corte um pedaço da borracha de vedação da sua geladeira e leve-o como amostra na hora de comprar.

Passo 2: deixe a nova borracha de vedação no mesmo ambiente que a geladeira está para que ela atinja a temperatura e a umidade correta ou molhe a borracha de vedação em água morna para torná-la flexível.

Passo 3: comece removendo a borracha de vedação antiga. As borrachas de vedação das portas são presas por parafusos, prendedores ou adesivos e podem ter uma tira de retenção que ajuda a moldá-las e ajustá-las. Em alguns aparelhos, a borracha de vedação pode ser colocada através das extremidades do painel da porta. Para remover a borracha de vedação, retire os prendedores e qualquer faixa de retenção que existir; ou remova os prendedores que seguram o painel da porta.

Passo 4: termine removendo os prendedores de cada lado da porta, um por vez. Não remova o painel da porta. Se a borracha está segura por braçadeiras, tome cuidado para não forçar muito porque elas estão sob tensão e podem se soltar do suporte. Se a borracha está presa por um adesivo, retire-o com uma espátula.

Passo 5: quando a borracha antiga estiver solta, limpe completamente a área do suporte com detergente neutro e água. Remova todo o adesivo com solvente e palha de aço fina, seguidos de água e detergente.

Passo 6: comece a substituição pelo lado superior da porta. Vá trabalhando os lados até substituir toda a borracha. Coloque a borracha cuidadosamente no lugar prestando atenção aos cantos. Use adesivo de vedação para prendê-la se o fabricante recomendar. Certifique-se que a borracha está bem plana e que não tenha irregularidade ou dobras.

Passo 7: substitua os prendedores, as fitas de retenção ou painéis que prendiam a borracha antiga. Depois de colocar a borracha de vedação, aperte ou solte os parafusos se necessário para ajustar a borracha ao batente da porta. Uma vez que a borracha tenha sido colada no local, não existe muita coisa a fazer a não ser esperar que ela se adeque ao batente da porta.

Teste a borracha da vedação na porta do freezer com o mesmo procedimento da nota de dinheiro descrito anteriormente. Se a borracha de vedação estiver ruim, faça a substituição por uma borracha de vedação especialmente fabricada para freezers. Não remova a porta do freezer para substituir a borracha de vedação. As portas dos freezers são freqüentemente tensionadas com dispositivos de molas, o que torna muito difícil substituí-las após a remoção, em alguns modelos existe uma fiação que precisa ser também desmontada.

Consertando as dobradiças

Umã borracha de vedação da porta desgastada pode não ser a causa do vazamento. Dobradiças mal alinhadas ou soltas podem fazer com que as portas balancem ou inclinem levemente, tornando ineficiente uma borracha de vedação bem instalada.

Passo 1: se a porta não fecha ajustadamente, empurre a geladeira um pouquinho para trás escorando a frente do aparelho ou levantando o ajuste da base. Experimente fazer isso até que a porta fique bem fechada, mas não incline a geladeira muito para trás do nível frontal.

Passo 2: se o nivelamento não funcionar, aperte os parafusos das dobradiças. Você terá que abrir a porta da geladeira para fazer isto, especialmente na porta do freezer. Em alguns aparelhos, talvez tenha que remover uma proteção da dobradiça para alcançar os parafusos. Retire a proteção com uma chave de fenda. Portas soltas ou que balançam podem ser ajustadas apertando os parafusos. Solte a dobradiça e coloque uma chapinha de metal entre ela e a porta. Recoloque a dobradiça. O balanço da porta pode ser causado também pela instalação errada desta chapa. Neste caso, você pode corrigir o problema removendo-a. Veja se o problema pode ser resolvido desta maneira. É provável que você consiga eliminar o balanço da porta.

Passo 3: se a porta estiver torta, aperte os parafusos que seguram a armação da parte interna. Talvez seja preciso substituir a borracha de vedação depois desses ajustes.

Passo 4: confira o retentor da porta. Algumas geladeiras modernas tem um retentor magnético. Se a porta não fecha corretamente, remova o magneto do retentor da parte interna e coloque um calço fino. Você talvez tenha que ajustar a borracha de vedação a este novo calço.

Consertando o interruptor de luz da porta

No batente da porta da geladeira, localize um pequeno interruptor com um botão de pressão. Esse componente opera a luz no interior da geladeira. Se o interruptor não estiver funcionando direito, a luz no aparelho pode permanecer ligada e o calor da lâmpada causar problemas de refrigeração.

Passo 1: confira a lâmpada para ver se ela está queimada. Se não estiver, aperte o botão no interruptor da porta.

Passo 2: se a luz ficar continuamente ligada, limpe o interruptor com um pano e retire o interruptor do batente. Remova os parafusos retentores que estão escondidos por uma peça de plástico ou retire a borda do batente para ter acesso ao interruptor. Teste o interruptor com um voltímetro ajustado para a escala RX1 (as instruções para o uso do voltímetro são fornecidas na página 19).

Passo 3: conecte um sensor do voltímetro a cada terminal do interruptor e pressione o botão. O voltímetro deve indicar zero. Se a agulha na escala se mover acima do zero, substitua o interruptor por um novo do mesmo tipo.

Passo 4: conecte o novo interruptor da mesma maneira que o antigo.

Agora que nós já exploramos exaustivamente o conserto da porta, não existe mais nada a fazer a não ser observar e aprender sobre os componentes internos de uma geladeira. Na próxima seção, você aprenderá tudo, desde como consertar um vazamento até como consertar a máquina de gelo