Como conservar um aparelho de ar condicionado

Autor: 
Fix-It Club

Os sistemas de ar condicionado de ar do tipo central possuem dois componentes muito importantes: o condensador e o evaporador. A unidade do condensador normalmente fica localizada do lado de fora da casa em uma placa de concreto. A serpentina do evaporador pode ser montada no plenum ou na junção do duto principal acima do aquecedor.

A maioria dos sistemas de ar condicionado do tipo central é conectada a um sistema doméstico de distribuição de ar e de energia. Portanto, o motor, o ventilador e o duto utilizados para o aquecimento também são usados como distribuidores de ar frio do sistema do ar condicionado. Quando um ar condicionado do tipo central estiver em funcionamento, o ar quente de dentro da casa irá fluir para o aquecimento pelo duto de ar de retorno. O ar quente é deslocado pela ventoinha através da serpentina do evaporador arrefecida no plenum e então é liberado através dos dutos para resfriar a casa. Quando o ar condicionado estiver em funcionamento, mas a casa não estiver fria, é provável que o problema esteja no sistema de distribuição.

Condicionadores de ar do tipo central são compostos por uma unidade do condensador, em uma placa de concreto e por uma serpentina do evaporador.
2006 Publications International, Ltd.
Partes de um ar condicionado do tipo central

Tanto o evaporador quanto o condensador são lacrados. Portanto, um profissional especializado deve ser chamado para fazer a maior parte dos serviços de manutenção, além da limpeza de rotina. Não deixe para fazer a manutenção apenas na revisão anual. Assim como há muitos reparos que você não pode fazer, existem procedimentos de manutenção específicos que devem ser seguidos para manter o funcionamento do sistema com a máxima eficiência.

Precaução: antes de fazer qualquer serviço no sistema de ar condicionado, assegure-se de que a força do sistema, tanto da unidade do condensador quanto do evaporador, estejam desligadas.

Limpeza do evaporador

O evaporador do sistema de ar do tipo central está localizado bem acima do aquecimento no plenum. Talvez o evaporador não esteja acessível. Caso esteja, você pode limpá-lo uma vez ao ano. Se no plenum houver um isolamento com conduítes metálicos na parte da frente, você poderá limpar o evaporador. Se o plenum for uma caixa lacrada com uma camada de metal, não tente abri-la. Siga as instruções abaixo para limpar um evaporador.:

1) Retire o isolamento com conduítes metálicos que está na parte da frente. É provável que ele esteja isolado com fita. Retire a fita com cuidado porque você terá de colocá-la de volta depois. Atrás do isolamento está a placa de acesso, presa no local por vários parafusos. Remova os parafusos e retire a placa.


Do que você irá precisar
Tenha estas ferramentas em mãos para limpar o evaporador:
  • chave de fenda
  • escova dura
  • espelho grande portátil
  • alvejante doméstico
  • arame

2) Limpe toda a parte inferior da unidade do evaporador com uma escova dura. Se não conseguir alcançar toda a parte de trás, traseira deslize o evaporador um pouco para fora para a limpar a área. O evaporador pode ser retirado mesmo que tenha tubos rígidos conectados a ele. Tome cuidado para não dobrar os tubos.

3) Limpe a bandeja abaixo do evaporador. Essa bandeja libera a condensação do evaporador. Despeje 1 colher (de sopa) de alvejante doméstico dentro do orifício da bandeja para prevenir o crescimento de fungos. Quando o tempo estiver muito úmido, verifique o tubo de drenagem e o recipiente da condensação em dias alternados. Se houver muita umidade no recipiente, o orifício da linha de drenagem pode estar entupido. Desobstrua o orifício com um pedaço de arame.

4) Coloque a parte de trás de volta, reinstale a placa e envolva com a fita isolante.

5) Religue o ar condicionado e verifique se há vazamentos. Vede os vazamentos com uma fita para dutos.

Manutenção do condensador

Na maioria dos sistemas de ar condicionado, o condensador está localizado do lado de fora da casa e, por isso, tem tendência de acumular sujeira, fragmentos de árvores, de grama e poeira trazida pelo vento. O condensador tem um ventilador que circula o ar através da serpentina do condensador. A serpentina precisa ser limpa pelo lado da entrada de ar. Antes de desligar a força do ar condicionado, verifique em que direção o ar circula através das serpentinas. Veja como limpar o condensador:

1) Retire tudo o que puder estar obstruindo a passagem de ar (como folhas, por exemplo).


Do que você irá precisar
Tenha em mãos para limpar o condensador:
  • tesoura ou podador de grama
  • frasco para pulverizar o limpador da serpentina
  • escova macia
  • pente para aleta
  • alavanca de resistência
  • cascalho ou pedras

2) Limpe o condensador com um limpador de serpentina, disponível em lojas de suprimentos para refrigeradores (eles contêm instruções para uso). Lave a serpentina (não use mangueira) e deixe secar.

3) Limpe as aletas com um escova macia para remover a sujeira acumulada. Talvez seja necessário remover a grade protetora para alcançá-la. Não limpe as aletas com uma mangueira de jardim, pois a água poderá transformar a sujeira em lama, acumulando-as entre as aletas. Limpe as aletas com muito cuidado: elas são compostas por uma fina camada de alumínio e podem se danificadas com facilidade. Se as aletas estiverem tortas, endireite-as com um pente específico(à venda na maioria das lojas especializadas). Esse pente é projetado para deslizar nos espaços entre as aletas. Use-o com cuidado para evitar danos.

4) Verifique o suporte de concreto no qual o condensador está localizado para ter certeza de que está nivelado. Nivele a parte da frente com a parte de trás e os lados com a parte superior da unidade. Se a base for estabelecida, levante-a com uma alavanca de resistência e force o cascalho ou as pedras debaixo do concreto para nivelá-la.

Manuseio do refrigerador

O líquido de arrefecimento usado na maioria dos sistemas de ar condicionado é chamado de Freon. Se o sistema não contém a quantidade apropriada de Freon, haverá pouco ou nenhum resfriamento. Se você suspeitar que haja um problema com o Freon, chame um profissional para recarregar o sistema. Precaução: não tente carregar as linhas de refrigerador do seu sistema.

Agora repare as linhas do líquido de arrefecimento do sistema. Examine as linhas do condensador localizadas fora do evaporador. Se o isolamento estiver danificado ou gasto, ele irá diminuir a eficiência do resfriamento e deverá ser trocado.

Troque o isolamento danificado ou gasto da linha do líquido de arrefecimento por um novo material de isolamento do mesmo tipo o quanto antes. Siga as instruções de instalação do fabricante.

Muitas casas ou apartamentos usam sistemas de ar condicionado do tipo janela. Também é importante saber como manter ou cuidar dessas unidades menores. Na próxima seção, aprenda como enfrentar problemas e manter essas unidades funcionando perfeitamente.