Como estimular a mente de uma criança

Autor: 
Michael Meyerhoff, Ed.D.
Desenhos inofensivos?

Desenhos animados como Scooby-Doo e Pokémon podem tornar crianças agressivas. A conclusão é de um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

Leia mais em VEJA.com

Os pais querem dar o melhor para seus filhos. Mas sempre haverá dúvidas sobre o que é melhor, quais os brinquedos mais desejáveis, quais livros são mais educativos, quais programas de televisão são apropriados. Embora seja possível encontrar dúzias de opiniões de especialistas, a escolha definitiva será sua. Neste artigo, veremos as maneiras de estimular a mente da criança e promover seu desenvolvimento com brinquedos, livros, músicas, jogos e outros.

  • Escolhendo os brinquedos certos para bebês

    Muitos dos brinquedos disponíveis atualmente prometem reforçar o desenvolvimento, melhorar a inteligência e promover o aprendizado da criança. Mas o que é verdadeiro e o que é exagero? Nesta seção, saberemos o papel desempenhado pelos brinquedos no desenvolvimento da criança. Avaliamos o custo de um brinquedo, comparado com sua efetividade e recomendamos alternativas a brinquedos caros que estão na moda. Você também encontrará uma lista de itens domésticos que se tornam excelentes brinquedos e entretêm crianças durante horas. Finalmente, nos concentraremos nas necessidades específicas dos bebês e nos tipos de brinquedos que provavelmente são os mais benéficos e divertidos.

    • Escolhendo os brinquedos certos para crianças de 1 a 3 anos

      Em torno do primeiro ano de idade, a coordenação mão-olho de seu filho melhora consideravelmente. Em conseqüência disso, os brinquedos mais desafiadores e interativos serão mais atraentes. Listamos em duas categorias (12-24 meses e 24-36 meses), os brinquedos mais apropriados para a idade em que seu filho está aprendendo a caminhar. Na seção de 12-24 meses, por exemplo, você vai ler sobre blocos, brinquedos de triagem, de reconhecimento de formas, de montaria, brinquedos elétricos, brinquedos de percussão e bonecos. Para as crianças de 2 a 3 anos, brinquedos que permitem imitar os adultos são os preferidos. Você vai aprender sobre diferentes tipos de brinquedos sonoros, caminhões, trens, equipamentos de cozinha, ferramentas realistas, quebra-cabeças, cenários de brincadeira e brinquedos que requerem concentração.

      • Lendo para a criança

        A leitura pode oferecer tantos efeitos positivos que a única questão é quando começar. Nesta seção, damos sugestões para implementar as historinhas na rotina do seu filho. Você vai encontrar uma discussão sobre os tipos de livros mais apropriados para os vários grupos de idade, assim como os tipos de reação e de interação que você pode esperar de seu filho a partir da primeira infância. Também falamos sobre pesquisar a sua biblioteca local, que pode oferecer programações de histórias infantis, além de uma seleção de livros para crianças.

        • Incentivando a criatividade nas crianças

          A criatividade é uma ferramenta essencial na solução de problemas, permitindo a habilidade de "pensar fora da caixa" e possibilitando os meios para que novas soluções sejam imaginadas. Esta página trata do cultivo da criatividade em suas muitas formas, como colorir, pintar, brincar de casinha e tomar chá com um amigo imaginário. Encontre sugestões para estimular a imaginação do seu filho e para encorajar novas idéias. Leia também sobre projetos de arte e alternativas de baixo custo para materiais de arte como papel, tinta e argila. Discutimos jogos de faz-de-conta e como você pode contribuir com idéias e acessórios para as brincadeiras Finalmente, falamos sobre os amigos imaginários e o papel deles na vida do seu filho.

          • Música e televisão para crianças

            Acredita-se que um feto é capaz de ouvir música e que, depois de nascer, pode até reconhecer canções que escutava no útero. Nesta seção, aprenda sobre os benefícios da exposição precoce à música. Além disso, leia sobre os diferentes tipos de música que o seu filho pode gostar, dos clássicos à música popular, e onde procurar por todos eles. Na segunda parte desta seção, você vai encontrar uma discussão sobre os aspectos negativos da TV, das propagandas à violência, e sobre como evitá-los. Você também encontrará sugestões para fazer da televisão um recurso valioso de educação e entretenimento.

            • Explorando a natureza com as crianças

              Você poderia passar anos no seu quintal e nunca notar a flora e a fauna abundantes ali. Imagine, então, quantas oportunidades para exploração o seu filho vai encontrar em plena natureza. Leia dicas sobre trilhas e caminhadas, como o que levar e como torná-las divertidas. Aprenda sobre os pontos fortes que as quatro estações oferecem: água e areia no verão, neve e gelo no inverno. Damos instruções sobre o plantio de sementes para que você e seu filho possam observar juntos o processo de crescimento. Você também terá dicas sobre como apresentar seu filho à vida selvagem.

              • Crianças superdotadas

                As crianças que mostram uma habilidade particular para se concentrar ou memorizar, ou que começam a ler com 3 ou 4 anos, podem ser superdotadas. Características como habilidade particular para desenho ou interesse e talento para música, teatro e dança podem indicar que a criança é genial. Esta seção apresenta alguns sinais que podem ser procurados para determinar se uma criança é superdotada e talentosa.  Há informações detalhadas sobre a avaliação profissional dos talentos da criança. Finalmente, saiba como estimular o seu filho sem pressioná-lo demais.

                • Programas de aprendizado infantil e pré-escola

                  Não há pesquisa definitiva sobre os benefícios do aprendizado acadêmico antes da idade escolar, mas, freqüentemente, os pais querem ensinar para seus filhos habilidades como matemática, leitura e línguas estrangeiras. Nesta seção, leia as opiniões de especialistas sobre brincadeiras de imaginação e aptidão acadêmica. Encontre sugestões para melhorar as habilidades de raciocínio do seu filho com exercícios e questões simples e informais. Você vai aprender sobre os benefícios de freqüentar a pré-escola, como forma de socialização, e por que alguns pais são contra. Finalmente, leia conselhos para escolher uma pré-escola que atenda às necessidades específicas do seu filho.