Como fazer um cavalinho de balanço

Autor: 
Publications Ltd.

As crianças menores adoram balançar, e esse cavalinho de balanço de madeira é tão divertido de brincar quanto é de construir. Dê asas a sua imaginação quando construir esse amigo da fantasia.

Ferramentas:

  • régua para medição;
  • lápis;
  • régua;
  • régua de pedreiro;
  • tesoura;
  • serra portátil;
  • pesos ou prendedores;
  • lima de madeira;
  • furadeira;
  • escareador;
  • chave de fenda;
  • arco de pua e ferro de plaina;
  • compasso;
  • pincéis;
  • martelo.

Materiais:

  • papel pardo;
  • madeira compensada tipo A-B de 3/4 de polegada;
  • cola de carpinteiro;
  • pinho 2 x 4 e 2 x 6;
  • parafusos planos número 12 de 2 polegadas para madeira;
  • parafusos planos número 10 de 1 1/12 polegadas para madeira;
  • pinos de madeira de 1 polegada;
  • massa de enchimento para madeira;
  • tintas de fino acabamento com brilho, atóxicas e seguras para as crianças;
  • tiras e retalhos de couro.
  • pregos de 1 polegada e 1/2 polegada.

Tempo: Cerca de 2 dias

Cortando as peças

Em uma grande folha quadrada de papel pardo, com cerca de 120 cm, use um lápis, uma régua e uma régua de pedreiro para fazer uma tela quadriculada, com quadrados de 5 cm cada. Usando o diagrama de corte da ilustração, transfira o desenho das peças do cavalo de balanço e recorte. Para o banco e as pernas, trace somente a metade do desenho e depois dobre o traçado e recorte com o dobro da espessura, para ter certeza de que as duas metades de cada parte estão simétricas.

Desenhando o padrão do Cavalinho de Balanço
Em papel pardo, desenhe uma tela quadriculada de 120 cm, com quadrados de 5 cm. Desenhe as peças do corpo e das pernas do cavalo na tela como mostrado. Recorte as peças do desenho e trace cada uma em uma folha de compensado de 3/4 de polegada

Use os desenhos do papel para traçar cada peça em um compensado A-B de 3/4 de polegada. Use uma serra portátil para cortar as três peças da cabeça e do corpo, as duas peças das pernas e o banco.

Junte as três peças da cabeça e do corpo para checar se estão iguais; pequenas diferenças podem ser suavizadas mais tarde. Aplique a cola de carpinteiro entre as três peças e coloque pesos ou use prendedores para juntá-las. Deixe as peças secando de um dia para o outro.

Montando o Cavalo

Para montar o cavalo, corte um espaço de 6 cm x 12 cm em cada uma das peças das pernas para prendê-las ao corpo. Corte dois arcos de 23 cm de comprimento em pinho de 2 x 4. Use uma lima para arredondar o lado mais comprido de cada arco.

Fazendo os arcos da perna do Cavalo de Balanço
Para arquear as pernas, na parte em que elas se prendem ao corpo, corte duas peças de 23 cm no pinho de 2 x 4. Arredonde o lado maior de cada arco do corpo com uma lima

Alinhe temporariamente as pernas com as peças da cabeça e do corpo com um arco do corpo entre elas; o topo da extremidade arredondada do arco do corpo deve se posicionar corretamente com o topo das pernas. Aplique cola no lado do arco que ficará contra o corpo do cavalo de balanço. Faça três furos e os escareie - dois com aproximadamente 4 cm em cada lado do arco do corpo e um centralizado entre eles - para dois parafusos planos número 12 de 2 polegadas. Aperte os parafusos no arco e prenda-os no corpo do cavalo. Repita o procedimento para o outro arco do outro lado do corpo.

Corte dois arcos de 40 cm de comprimento para as pernas em um pinho de 2 x 4. Aplique cola em um arco de pinho na parte em que ele se junta com a parte inferior de uma peça da perna; as extremidades inferiores do arco e da perna devem estar niveladas. Faça dois furos e os escareie em cada um dos arcos das pernas para dois parafusos planos número 12 de 2 polegadas. Aperte os parafusos no arco para prendê-los na peça da perna. Repita o procedimento para prender a outra perna e o arco da perna.

Aplique cola nas extremidades do compartimento na frente da peça da perna e no ponto em que a perna se juntará ao lado frontal de um arco do corpo; deslize a peça da perna frontal para o lugar com o arco voltado para trás. Faça dois furos e os escareie na peça da perna frontal, em ambos os lados, para dois parafusos planos número 10 de 1 1/2 polegada e aperte os parafusos para prender as pernas no arco. Repita o procedimento para prender as pernas traseiras; posicione o arco da perna voltando-o para a frente.

Fazendo os balanços

Para fazer os balanços, corte duas peças de aproximadamente 120 cm em um pinho 2 x 6. Use um compasso para fazer o formato da extremidade de cada peça de um círculo em uma curva de 14 cm de diâmetro, para que os balanços se curvem em algum ponto de cada lado.

Fazendo os balanços do Cavalo de Balanço

Para fazer os balanços, corte duas peças de 120 cm no pinho 2 × 6. Dê o formato de uma curva suave a cada um dos lados, para que o cavalo montado possa balançar

Alinhe e centralize um dos balanços contra as peças da perna em um lado do cavalo. Aplique cola nos lados dos arcos da perna e nas extremidades inferiores das pernas e pressione o balanço contra elas. Faça dois furos e os escareie no balanço em cada ponto em que ele se prenderá contra os arcos da perna para os dois parafusos planos número 12 de 2 polegadas. Aperte os parafusos no balanço e nos arcos das pernas.

Alinhe o segundo balanço junto com o primeiro. Cole o balanço no lugar e prenda-o com parafusos, como mostrado acima.

Adicionando a alça

Use um arco e um ferro de plaina para atravessar um furo de aproximadamente 80 cm na cabeça, como indicado no diagrama de corte para a alça. Corte 25 cm de um pino de 2,5 cm e pregue no furo com um martelo até atingir a mesma medida em ambos os lados.

Encaixando o banco

Aplique cola no topo do dorso do cavalo, e coloque o banco no lugar. Faça dois furos e os escareie no banco, próximos de cada lado para dois parafusos planos número 12 de 2 polegadas. Aperte os parafusos através do banco e no dorso para prender.

Finalizando o cavalo

Para finalizar o cavalo, preencha todos os furos escareados e quaisquer imperfeições com a massa de enchimento. Use uma lima para arredondar todas as extremidades pontiagudas, incluindo os lados expostos dos pinos da cabeça. Alise todo o cavalo de balanço usando uma lixa.

Aplique uma camada de tinta para fino acabamento em todo o cavalo e deixe secar como indicado pelo fabricante. Aplique duas camadas de tinta no cavalo; use tinta com brilho, atóxica e segura para crianças, especificada como filme seco e segura para bebês. Deixe a tinta secar completamente entre as camadas. Pinte o corpo e os detalhes usando as cores que desejar - use sua imaginação para pintar a crina, a sela, a cilha, os olhos, o nariz e as rédeas.

Quando a tinta estiver completamente seca, corte duas tiras de couro de 76 cm para as rédeas. Encaixe uma tira em cada lado da cabeça com pregos de 1 polegada de diâmetro. Amarre as outras pontas das tiras e deixe-as em cima das alças.

Corte outras tiras de couro para o rabo. Para encaixar cada tira, prenda um lado da tira com um prego de 1/2 polegada na parte de trás do cavalo.

Para fazer as orelhas, corte dois triângulos iguais em um quadrado de couro de aproximadamente 15 cm. Para cada orelha, dobre os dois cantos de um triângulo atravessando um no outro levemente e prenda a orelha em um lado da cabeça com um prego de 1/2 polegada.

Montando o Cavalo de Balanço
Monte o cavalo como mostrado a seguir: posicione as pernas e as prenda no corpo e pela parte de baixo; encaixe os balanços e o banco, deslize o pino pelo furo correspondente e adicione as rédeas e a cauda.

Outro brinquedo divertido que você pode construir para as crianças é a caixa de areia. Consulte a página seguinte para instruções.

Para mais informações sobre projetos "faça você mesmo", veja os links abaixo: