Como jogar taco (bete)

Autor: 
Celso Monteiro

Como jogar taco

Amargo é o destino daquele que nunca experimentou a sensação maravilhosa de jogar taco – ou bete, como é conhecido o jogo nos estados do sul do País.

Uns dizem que foi criado por jangadeiros brasileiros no século 19. Outros sugerem que “bete” derivou da palavra inglesa “bet”, cujo significado é aposta, termo muito utilizado nas partidas de críquete, na Inglaterra.

Há ainda uma terceira hipótese que diz que o taco deriva do beisebol – embora os adeptos do esporte afirmem o contrário, que foi o beisebol que derivou do taco.

Taco ou bete, o fato é que o jogo extremamente popular no Brasil. É, inclusive, objeto de uma expressão muito comum no Paraná, “largar os betes”, que significa desistir de algo.

E para organizar uma partida, você vai precisar de:


O que é necessário para jogar uma partida de taco.

O objetivo do bete é trocar de base cruzando os tacos no meio do campo, o que equivale a 1 ponto. Ganha quem acumular 12 pontos primeiro.

Fica claro, portanto, que iniciar o jogo com a posse do taco é uma grande vantagem. A outra dupla, da bolinha, tem de primeiro conquistar o taco - derrubando a casinha ou “queimando” o adversário - para somente depois buscar o acúmulo de pontos.

­

Quem começa com o taco?

A disputa para saber qual a dupla que vai começar com o taco é um verdadeiro ritual. Um integrante de cada dupla arremessa um taco para frente, com o objetivo de aproximá-lo ao máximo de um determinado ponto – a guia de uma rua, por exemplo.

Vence a disputa a dupla do taco que chegar mais próximo do ponto escolhido. Mas se o bastão tocar ou ultrapassar o ponto, a dupla perde a disputa.

O campo de taco pode ser improvisado em qualquer terreno plano – um gramado qualquer, na praia com areia batida ou mesmo nas ruas sobre o asfalto. Tem aproximadamente 15 metros de comprimento, sendo que as casinhas ficam posicionadas nas extremidades. No entorno das casinhas desenha-se um círculo, configurando as “bases”.

O jogo vai começar. Leia na próxima página.