Como tratar infecções no ouvido médio

A infecção no ouvido médio, ou otite média, é a doença mais comum em bebês e crianças jovens. Os pesquisadores estimam que 75% das crianças experimentam pelo menos uma infecção desse tipo nos primeiros três anos de vida e quase 50% pegam três ou mais infecções de ouvido nesses primeiros anos.

Os pesquisadores estimam que 75% (e possivelmente mais de 90%) das crianças experimenta pelo menos uma infecção de ouvido.
 Publications International, Ltd.2006
Os pesquisadores estimam que 75% das crianças
experimentam pelo menos uma infecção de ouvido
durante os primeiros três anos de vida

Certamente, as crianças não são as únicas pessoas que pegam infecção de ouvido. Mas, de longe, elas são as vítimas mais comuns. É mais provável que adultos peguem infecção no ouvido externo, que é definido de maneira apropriada como "ouvido de nadador", porque normalmente se pega infecção quando água com bactéria ou com fungos entra no ouvido e fica presa no canal auditivo externo.

Para entender como as infecções do ouvido médio se desenvolvem, ajuda muito conhecer como ouvidos saudáveis funcionam. O ouvido externo é conectado a um espaço que contém ar, chamado de ouvido médio. O tímpano, uma fina membrana, se estende sobre a entrada desse espaço e três ossos condutores de sons estão suspensos dentro do ouvido médio. A pressão dentro do espaço do ouvido médio é equalizada com a da atmosfera por meio de um tubo estreito chamado de trompa de Eustáquio. A trompa de Eustáquio se comunica com um espaço atrás do nariz, onde o ar ou fluidos podem entrar ou escapar. A pressão do ar no ouvido médio é equalizada mais de mil vezes por dia - a cada vez que você engole - normalmente sem que você perceba. O tubo da trompa de Eustáquio transporta os fluidos para fora do ouvido médio.

Quando há um resfriado ou alergia, a trompa de Eustáquio incha e o ar é absorvido pelo revestimento do ouvido médio, criando um vácuo parcial. O tímpano é empurrado para dentro e o fluido verte do revestimento do ouvido médio. Bactérias ou vírus do nariz e garganta podem atravessar a trompa de Eustáquio e infectar o fluido estagnado e parado do ouvido médio, que tem ambiente perfeito para que elas vivam e se multipliquem. Quando isso ocorre, uma infecção está a caminho.

As crianças são mais propensas a infecções no ouvido médio por diversas razões. Por exemplo, suas trompas de Eustáquio são mais curtas e retas do que as dos adultos, o que pode facilitar a penetração de bactéria e vírus. Crianças pegam resfriados e inflamações de garganta com mais freqüência do que os adultos. E o sistema imunológico não está totalmente desenvolvido durante a infância como está na idade adulta.

Então, agora que você sabe o que causa infecções no ouvido médio, como impedi-las? Leia a seção seguinte para descobrir.

Estas informações tem apenas caráter explicativo. NÃO SE DESTINAM A ACONSELHAMENTO MÉDICO. Os editores do Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., o autor e a empresa editora não assumem responsabilidade por quaisquer possíveis conseqüências de qualquer tratamento, procedimento, exercícios, modificação de dieta, ação ou aplicação de medicamento que resulte da leitura ou da adoção das informações contidas nesta explicação. A publicação destas informações não se constitui em prática da medicina e não substituem o aconselhamento de seu médico ou de qualquer profissional de saúde. Antes de seguir qualquer tratamento, o leitor deve procurar aconselhamento com seu médico ou qualquer profissional de saúde.