Como usar um GPS

Autor: 
Amy Hunter

como usar gps
© istockphoto.com /KonstantinPetkov

Você até pode deixar o seu coração te guiar. Mas quando você está caminhando por algum lugar deserto e desconhecido, um receptor de GPS pode ser uma melhor opção. Esse pequeno e mágico dispositivo fornece ao usuário cinco elementos principais: localização, distância e informações relativas à direção, rastreamento e criação de rota. Com essas informações é possível saber onde estamos e como chegar onde queremos ir. A informação fornecida pelo sistema de GPS é constantemente atualizada.

Entre 24 e 32 satélites orbitam a Terra e esses satélites fornecem a resposta àquela pergunta feita ao GPS: onde estou? O satélite calcula isso através de um processo chamado trilateração. Os receptores GPS captam sinais de diferentes satélites que orbitam a Terra e com base no horário em que receberam esses sinais para alcançar os diferentes satélites, é feito um cálculo para dar a localização do receptor na Terra. E então é só olhar para o seu GPS e ver onde você está em um mapa digital.

Não faz tanto tempo assim que a tecnologia do GPS era usada apenas para fins militares. Mas nos últimos anos isso mudou drasticamente. Os aparelhos de GPS de hoje em dia são muito acessíveis. Eles custam menos do que uma barraca de qualidade e apenas um pouco mais do que um par de livros sobre trilhas e caminhadas. Além disso, os entusiastas podem encontrar aparelhos à prova d´água, outros que flutuam e outros ainda que resistem a tudo o que pode ser encontrado em uma trilha complicada.

Embora os aparelhos de GPS sejam acessíveis, muitos consumidores ainda se perguntam se conseguirão mexer neles. Ao se considerar que um GPS envia um sinal para um satélite que está orbitando a Terra, espera até receber um sinal de volta, e então converte esse sinal dando não apenas a sua localização, mas a velocidade que você está viajando bem como o tempo que irá demorar para chegar no destino escolhido, o aparelho pode parecer ao mesmo tempo fantástico e amedrontador. Mas a verdade é que o aparelho faz sozinho a maior parte do trabalho. Se você consegue navegar olhando um mapa ou uma bússola, ler um GPS será muito, muito mais fácil. Vamos começar.