As reações da criança, dos 2 aos 3 meses

Autor: 
Michael Meyerhoff, Ed.D.

Nos primeiros meses de vida seu bebê começará a interagir com o mundo à volta dele. Eis o que você pode esperar.

Padrões visuais

Dos dois aos três meses, bebês olham mais para seus pais do que para estranhos. Isso ajuda você a sentir que ele desenvolveu uma preferência por você, o que fortalece sua afeição e amor por ele.

Hoje, naturalmente, os bebês começam a olhar mais para seus pais porque são quem eles mais vêem e um estímulo familiar normalmente é mais atraente. Bebês também gostam de olhar para objetos que mudam um pouco cada vez que eles olham para eles. Como as expressões faciais mudam o tempo todo, seu rosto é um estímulo ideal.

Bebês nessa idade estão começando a entender o que são os rostos. Um bebê de dois meses de idade consegue diferenciar fotos com rostos embaralhados de fotos com rostos cujas características estão ordenadas corretamente. Ao atingir os três meses, bebês podem ser capazes de discriminar expressões faciais tão bem quanto identificar os olhos, o nariz e a boca.

Aos dois meses seu bebê irá sorrir mais para as pessoas do que para os objetos a sua volta.
2006 Publications International, Ltd.
Seu bebê começará a sorrir mais
para as pessoas do que para os objetos
no ambiente

O sorriso social

Os bebês não apenas sorriem mais, eles também sorriem socialmente. Eles sorriem mais para pessoas do que para objetos. O sorriso de seu bebê provavelmente reflete o fato de que rostos são objetos familiares e não que um processo social esteja realmente acontecendo. Apesar disso, quando você sorri para o seu bebê ele pode sorrir em resposta. Como todos os pais, você verá que não há nada como esses primeiros sorrisos para lhe fazer se apaixonar pelo seu bebê cada vez mais.

Participação

Ao conversar com seus filhos, os pais (na realidade, praticamente todos os adultos) se comportam de uma maneira que seria considerada estranha em outras circunstâncias só para fazer com que o bebê olhe e sorria para eles. Nós fazemos todos os tipos de caras engraçadas e exageradas quando olhamos para nossos bebês. A rotina pela qual os pais passam com seus bebês já foi descrita como uma dança. Seu bebê olha pra você, prende os olhos aos seus e então desvia o olhar. Você então utiliza a rotina de caras engraçadas para que o bebê olhe novamente para você. Nesta dança, é como se cada um de vocês tivesse a voz em um diálogo que por fim entra em sintonia.

Aos três meses seu bebê assume um papel maior como iniciador das seqüências de representação e interação. No primeiro mês, o bebê seguia sua liderança, aos três meses ele também pode te chamar para a "dança".

Adaptações

Seu filho de dois meses começa o seu ritmo biológico. Muitos bebês dormem durante a noite nesse período e se alimentam de forma mais regular e menos freqüente. O fracasso ao criar esses ajustes ao seus padrões de sono e despertar pode ser a maior fonte de tensão no relacionamento com seu bebê. Especialmente pais cansados têm dificuldade em aproveitar o tempo com seus bebês. Se o seu bebê continua a chorar excessivamente e não parece estar falhando em nenhuma de suas rotinas, deve-se ligar para o médico.

As diferenças que você percebeu em seu bebê irão apenas aumentar e continuar nos próximos meses. Passe para a próxima página para aprender sobre outras excitantes etapas, como a risada e quando o bebê começa a balbuciar palavras.

Essas informações têm propósitos apenas informativos. ELAS NÃO FORNECEM ORIENTAÇÕES MÉDICAS. Tanto o editor do Consumer Guide ®, da Publications International, Ltd., quanto o autor e o divulgador não se responsabilizam por nenhuma possível conseqüência dos tratamentos, procedimentos, exercícios, modificações de dieta, ação ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática da medicina e não substitui as orientações de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde.