Como funciona a computação em grade

Autor: 
Jonathan Strickland

Um cientista estudando proteínas se loga em um computador e usa uma rede inteira de computadores para analisar dados. Um homem de negócios acessa a rede de sua empresa por meio de um PDA para projetar o futuro de uma determinada ação da bolsa de valores. Um oficial do exército acessa e coordena recursos de computação em três diferentes redes militares para formular uma estratégia de batalha. Todos esses cenários têm uma coisa em comum: eles recorrem a um conceito chamado grid computing, ou computação em grade.

Como a computação em nuvem funciona
© 2008 ComoTudoFunciona
Em um sistema básico de computação em grade, todos os computadores podem acessar os recursos de cada um dos computadores da rede

Em seu nível mais básico, a computação em grade é uma rede de computadores na qual os recursos do computador são compartilhados com todo e qualquer computador no sistema. Poder de processamento, memória e armazenamento de dados são todos recursos comunitários que usuários autorizados podem explorar e aproveitar para determinadas tarefas. Um sistema de computação em grade pode ser tão simples quanto uma coleção de computadores parecidos rodando no mesmo sistema operacional ou tão complexo quanto sistemas de redes múltiplas que abrangem todas as plataformas de computador qeu você possa imaginar. 

O conceito de computação em grade não é novo. É um tipo especial de computação distribuída. Na computação distribuída, computadores diferentes dentro de uma mesma rede compartilham um ou mais recursos. No sistema de computação em grade ideal, todo recurso é compartilhado, transformando a rede de computadores em um poderoso supercomputador. Com a interface de usuário certa, acessar o sistema de computação em grade não seria diferente de acessar os recursos de uma máquina local. Qualquer computador autorizado teria acesso a um enorme poder de processamento e capacidade de armazenamento. 

Alto desempenho
SComputação em grade é um tipo de computação de alto desempenho, uma técnica emergente em que múltiplos computadores se conectam juntos a recursos combinados.

 

Apesar de o conceito não ser novo, ainda não foi aperfeiçoado. Cientistas da computação, programadores e engenheiros ainda estão trabalhando na criação e implementação de padrões e protocolos. Agora mesmo, muitos sistemas de computação em grade existentes se baseiam softwares e ferramentas proprietárias. Uma vez que as pessoas entrem em acordo sobre um conjunto de padrões e protocolos confiáveis, será mais fácil e mais eficiente para empresas adotarem o modelo da computação em grade.

Então, o que é exatamente o sistema de computação em grade? Continue lendo para descobrir.