Como funcionam os dispositivos portáteis de Internet

Autor: 
Diane Dannenfeldt
­dispositivos portáteis de Internet

Quando se fala em acessar a Internet a qualquer momento, as pessoas pensam em utilizar um laptop em um café com conexão Wi-Fi ou em checar e-mails em um smartphone enquanto esperam no aeroporto.

Mesmo funcionando remotamente, os smartphones e os PCs não são as únicas opções disponíveis. Uma crescente categoria de dispositivos, chamados dispositivos portáteis de Internet, combina a portabilidade dos smartphones com a funcionalidade de um PC.

PC ultramóvel
Image courtesy of Fujitsu
Os PCs ultramóveis combinam a portabilidade de um smartphone com a funcionalidade de um PC

Esses dispositivos incluem os PCs ultramóveis (UMPCs) e os dispositivos móveis de Internet (MIDs). Mais leves do que um laptop e mais inteligentes do que um smartphone, os dispositivos portáteis de Internet tornam o acesso à Internet mais fácil, mais rápido e mais barato.

A utilização dos dispositivos móveis para o acesso à Internet está aumentando. De acordo com a comScore, nos EUA, mais de 2,1 milhões de PCs, smartphones, PDAs e outros dispositivos móveis utilizaram conexões de banda larga para celulares para acessar a Web em 2007. Isso é mais do que o dobro de usuários do ano anterior. Somente 1% dos usuários de Internet nos EUA acessa, atualmente, a Web via banda larga móvel. Mas espera-se que essa porcentagem continue a crescer, conseqüentemente tornando os pontos de conexão Wi-Fi irrelevantes [fonte: PC World (em inglês)].

As empresas estão respondendo ao interesse dos consumidores de acessarem informação a partir de dispositivos móveis de Internet. A Avis Rent-A-Car Systems (em inglês), por exemplo, oferece uma ferramenta de reservas online projetada para ser utilizada com dispositivos portáteis de Internet incluindo smartphones, PDAs e UMPCs. Os servidores da Avis reconhecem um pedido feito a partir de um dispositivo portátil de Internet e responde com somente o mínimo dos campos de informação.

Mas um dispositivo portátil de Internet como um UMPC ou um MID é bom para você? E como escolher o melhor? Antes, vamos ver em detalhes que tipos de dispositivos portáteis de Internet estão disponíveis.