Armazenamento de dados: DVD X CD

Autor: 
Karim Nice

Os DVDs podem armazenar muito mais dados do que os CDs por algumas razões:

  • maior densidade de armazenamento de dados
  • menos espaço sem dados, maior área útil
  • armazenamento multi-camadas

Maior densidade de armazenamento de dados
Os DVDs de face única e camada única podem armazenar cerca de sete vezes mais dados do que os CDs. Uma grande parte desse aumento decorre do fato de as saliências e as trilhas serem menores nos DVDs.

Especificação
CD
DVD
Espaçamento entre as trilhas
1600 nanômetros
740 nanômetros
Comprimento mínimo da saliência
(DVD de camada única)
830 nanômetros
400 nanômetros
Comprimento mínimo da saliência (DVD de camada dupla)
830 nanômetros
440 nanômetros

Vamos tentar ter uma idéia do quanto mais de dados a mais podem ser armazenados no espaçamento mais apertado das saliências de um DVD. O espaçamento entre trilha de um DVD é 2,16 vezes menor e o comprimento mínimo da saliência para um DVD de camada única é 2,08 vezes menor do que em um CD. Multiplicando esses dois números, descobrimos que há espaço para cerca de 4,5 vezes mais saliências em um DVD. Então de onde vem o restante do aumento de capacidade?

Menos espaço sem dados, maior área útil
Em um CD, há muita informação extra codificada no disco para permitir a correção de erros - essa informação é, na verdade, apenas uma repetição da informação que já está contida no disco. O esquema de correção de erros que um CD utiliza é bastante antigo e ineficiente em comparação ao que é utilizado nos DVDs. O formato DVD não desperdiça tanto espaço, o que o habilita a armazenar mais informações reais. Outra maneira pela qual os DVDs obtêm maior capacidade é por meio da codificação de dados em uma área ligeiramente maior do disco do que a área utilizada num CD.

Armazenamento multicamadas
Para aumentar ainda mais a capacidade de armazenamento, um DVD pode ter até quatro camadas, duas de cada lado (face). O laser que lê o disco, na verdade, pode focalizar a segunda camada através da primeira. Aqui está uma lista das capacidades dos diferentes formatos de DVDs:

Formato
Capacidade
Tempo aproximado de filme
Face única/camada única
4,38 GB
2 horas
Face única/camada dupla
7,95 GB
4 horas
Face dupla/camada única
8,75 GB
4,5 horas
Face dupla/camada dupla
15,9 GB
Mais de 8 horas

Você pode estar imaginando por que a capacidade de um DVD não dobra quando se adiciona uma segunda camada ao disco. Isso acontece porque as saliências de um disco de camada dupla precisam ser um pouco mais longas, em ambas as camadas, em relação a um disco de camada única. Isso ajuda a evitar a interferência entre as camadas, que poderiam causar erros durante a execução do disco.