Guia de compra de DVR

Autor: 
Publications International Ltd.

Noções básicas

Gravadores de vídeo digitais (DVRs) gravam e armazenam seus programas de TV favoritos, e permitem administrar a programação executando funções como pausa de TV ao vivo, repetir cenas instantaneamente e avançar rápido pelos comerciais. Um DVR grava digitalmente, codificando a programação de televisão e armazenando os dados em uma unidade de disco rígido integrada. O TiVo foi o primeiro DVR bem sucedido comercialmente, e desde que foi lançado em 1999, os DVRs se tornaram uma parte integrante do centro de entretenimento doméstico.

Com um DVR, você pode assistir as suas programações quando você quer e melhor do que no horário da programação da televisão. Tão fácil usar como um videocassete, e em alguns casos mais fácil, um DVR emprega um guia de programas eletrônicos (EPG) que é uma versão na tela essencialmente da lista de programas de TV que você encontraria no Guia de TV ou jornal.

Com o EPG, você pode procurar determinadas programações e decidir que o DVR grave-as. Alem disso, você pode gravar automaticamente cada episódio de seu programa de TV favorito ou até procurar e gravar qualquer programa sobre o seu esporte favorito ou exibição do seu ator favorito . Baseado nas gravações anteriores, alguns DVRs até sugerem programas semelhantes para gravar. Quando assistimos a TV "ao vivo", você pode usar o buffer de memória de um DVR para pausar a ação, retroceder para ouvir uma parte do diálogo perdido ou avançar rápido pelos comerciais

Um DVR básico deve gravar pelo menos 40 horas de programação, e lógico quanto maior a capacidade de disco rígido, mais horas de gravação de TV que você pode armazenar de uma vez. Um serviço de guia de programa eletrônico como TiVo ou ReplayTV vem com a maioria dos DVRs . Enquanto alguns gravadores de vídeo digitais oferecem um guia de programação básico gratuito, para usar recursos mais avançados de um DVR, você terá que pagar uma taxa de assinatura mensal (R$ 25,00 de TiVo) ou estabelecer alguns centos de reais de uma assinatura vitalícia.

TV por Satélite fornece rede DISH e DirecTV, tanto quanto os serviços de TV a cabo, agora oferecem DVRs genéricos com custo de taxa mensal. Esses DVRs são geralmente integrados com receptores de TV digital, fornecendo um pacote único que oferece maior comodidade e economias de espaço, dispensa a necessidade de integrar ainda outro dispositivo na instalação de aparelhos em seu home theater . Outros DVRs integram um gravador de unidade de disco rígido com um gravador de DVD, que é ideal para transferir as suas gravações de TV favoritas ao disco para armazenar por um longo período ou compartilhar com amigos e parentes.

Os mais recentes desenvolvimentos incluem HD compatíveis com DVRs que podem gravar, armazenar e reproduzir gravação de vídeo de alta definição real, contanto que eles estejam conectados a uma programação de fonte de HD. Com o chegada de gravadores de Disco Blu-ray, que podem gravar o conteúdo de HD ao disco, os HD DVRs estão provavelmente aumentando em popularidade.

Alguns DVRs podem passar música digital e fotos do seu computador doméstico, e se conectado via uma rede doméstica, diversos DVRs em uma rede doméstica podem compartilhar a cena gravada. Se você está preso no trabalho e percebe que esqueceu de programar o seu DVR para gravar uma programação, alguns modelos avançados até permitem que você acesse-os e programe-os via a Internet . Com o DVR certo, você pode até passar o vídeo ao seu PC para mais tarde assistí-lo ou gravá-lo ao DVD.

Como comprar

Apesar da relativa inovação tecnológica do DVR, já há uma grande quantidade de opções disponíveis no mercado atualmente, com muito mais outras esperadas para os próximos meses e anos . Quando for fazer compra de um DVR, é importante considerar como você pretende usar o dispositivo. Se você tem um orçamento limitado e somente quiser que um DVR grave programações de TV facilmente enquanto você está fora, um modelo básico com capacidade de 40 ou 80 horas será provavelmente suficiente. As unidades com maiores capacidades podem gravar mais de 200 horas, e os preços irão variar principalmente de acordo com quantas horas de programa o disco rígido pode fornecer.

Se você já tiver feito uma atualização para um HDTV ou pretende fazer num futuro próximo, você irá preferir provavelmente investir em um HD DVR. Estes oferecem a mesma comodidade e recursos fáceis de usar como os DVRs padrão, mas eles gravam em resoluções de HD superiores. O aspecto negativo é o preço, como o HD DVRs atualmente vendem muitas vezes pelo preço de modelos padrão, embora se espere que os preços caiam nos próximos anos. É importante também considerar a compatibilidade a longo prazo dos HD DVRs atualmente, como alguns modelos atuais que irão ser incapazes de gravar quaisquer transmissões futura de satélite de HD que usa codificação de MPEG4.

Você também deve pensar sobre o serviço de DVR. O TiVo é o mais popular atualmente, mas ReplayTV oferece a funcionalidade comparável, e os DVRs integrados com serviços de satélite e a cabo fornecem muitas das mesmas capacidades a preços econômicos. De fato, um DVR de um provedor de via satélite ou a cabo é muitas vezes um modo inteligente de ir, porque além dos preços econômicos, o DVR é normalmente integrado com a caixa de cabo ou receptor de satélite . Escolhendo um desses modelos anula a necessidade de instalar dois componentes separados, e com um contrato de serviço a longo prazo, muitas empresas de satélite e a cabo fornecem um DVR grátis. Contudo, para adquirir recursos mais avançados, você provavelmente precisará trocar por um DVR avançado.

Escolhendo um DVR com o serviço de assinatura completo de TiVo e EPG permitirá tirar proveito dos recursos de programação avançados como Wish List e Season Pass. O Season Pass permite que você programe o DVR para gravar automaticamente as suas programações de TV favoritas sempre que vão ao ar. Você também pode executar pesquisas simples de programações específicas ou atores e criar listas de desejo (Wish List) por gênero de programa, atores ou diretor. Um DVR com um sintonizador duplo deixa você assistir uma programação de TV ao vivo enquanto grava outra e você pode até gravar duas programações de TV ao vivo enquanto repete uma terceira programação anteriormente gravada.

Se você planeja manter os episódios ou os períodos inteiros das suas programações favoritas de TV para assistir novamente ou compartilhar com amigos ou parentes, você irá precisar de um DVR com um gravador de DVD integrado ou um modelo de TiVo avançado. O mais recente irá permitir transferir o vídeo ao seu computador doméstico para gravar ao disco. Naturalmente, adicionando um gravador de DVD ao seu DVR aumentará o custo além de tudo.

Quando for comprar um DVR, você deve utilizar uma combinação de recursos, incluindo pesquisa online e comparação de recursos ligados com uma demostração mãos na massa de vendas ao varejo. Uma vez que você estabeleceu no gravador de vídeo digital aquele que corresponde as suas necessidades, compare os preços entre fornecedores online e de varejo, prazo de entrega, custo da entrega, taxas e políticas de devolução.