Como funciona o equipamento de realidade virtual

Autor: 
Jonathan Strickland

Se você se lembra da extravagância eufórica da realidade virtual (RV) do início da década de 90, provavelmente tem uma idéia bem específica do que um equipamento de realidade virtual inclui. Naquela época, você podia ver monitores presos à cabeça e luvas de energia em revistas, nas prateleiras de brinquedos e até mesmo em filmes: tudo parecia futurista, de alta tecnologia e muito volumoso.

Galeria de imagens de realidade virtual (em inglês)

Monitor preso à cabeça e luvas com fios
Cortesia da Nasa
Monitor preso à cabeça e luvas com fios

Mais de uma década já se passou desde o frenesi inicial dessa mídia e, enquanto outras tecnologias avançaram a passos largos, muito do equipamento usado em aplicativos de realidade virtual parece permanecer o mesmo.

Apesar das primeiras impressões, o campo da tecnologia de realidade virtual continua a avançar, ainda que em um ritmo mais lento do que a tecnologia em outras áreas. Os avanços geralmente são o resultado de outras indústrias, como aplicativos militares ou mesmo o entretenimento. Os investidores raramente consideram o campo da realidade virtual como importante o suficiente para financiar projetos, a menos que existam aplicativos específicos para a pesquisa relacionados com outras indústrias.

Qual o tipo de equipamento com o qual a RV conta? Dependendo do quão imprecisamente você defina RV, pode somente requerer um computador com um monitor e um teclado ou um mouse. A maioria dos pesquisadores que trabalha em RV diz que ambientes virtuais verdadeiros dão aos usuários a sensação de imersão. Como é fácil se distrair e perder a sensação de imersão quando se olha para uma tela de computador básica, a maioria dos sistemas de RV conta com um sistema de exibição mais elaborado. Outros dispositivos básicos, como teclado, mouse, joystick ou wand controlador, geralmente fazem parte de sistemas de RV.

Neste artigo, veremos os diferentes tipos de equipamento de RV e suas vantagens e desvantagens. Começaremos com os monitores presos à cabeça.

Realidade Wii
O controlador wand sem fio da Nintendo Wii’s poderia, de fato, beneficiar os engenheiros que trabalham com RV. O wand é sem fio e inclui giroscópios e acelerômetros, o que significa que ele pode sentir movimento, inclinação e rotação. Comparado com outros dispositivos de interface, o controlador Wii tem preço acessível e é fácil de usar. Alguns pesquisadores de RV já estão trabalhando para adaptar o controlador Wii para uso em sistemas de RV, ao passo que outros esperam que o dispositivo remoto seja apenas uma primeira tendência de desenvolvimentos de interfaces baratas.