Perfis do Facebook

Autor: 
Jonathan Strickland

O seu perfil do Facebook é a página web que outros membros verão se procurarem por você. Ele dá às pessoas uma idéia de quem você é e quais são os seus interesses.

Perfil do Facebook
Imagem cedida por Facebook
A seção superior do perfil de um membro contém a foto do perfil e uma barra lateral de aplicativos

Veja a seguir o que seu perfil não modificado tem.

  • Um espaço onde você pode carregar uma foto do perfil.
  • Uma seção de amigos, que mostra as fotos dos membros do Facebook que são seus amigos.
  • Uma seção que apresenta as informações pessoais que você decidiu compartilhar com outros membros (pode incluir a sua data de nascimento, histórico de trabalho, instrução e interesses).
  • Uma seção mini-feed, que informa os visitantes sobre o que você anda fazendo. Se você alterar a foto do seu perfil ou adicionar um amigo, o mini-feed apresentará uma mensagem.
  • Uma seção de comentários chamada mural, onde outros membros podem deixar mensagens para você.

O "poke" infame

Uma opção que tem atraído muita atenção é o poke. Quando você envia um “poke” para alguém, o Facebook envia uma mensagem para o outro membro que diz a ele ou ela que você enviou um “poke”. O que isso significa? Muitos membros usam o recurso como técnica de flerte, mas de acordo com o Facebook ele não significa nada disso - foi incluído para dar aos membros do Facebook uma maneira divertida de interagir uns com os outros. Em resumo, um “poke” é o que você quiser que seja.

Se você visitasse o perfil não modificado de outro membro, você veria os mesmos campos e seções, mas sob a foto do perfil dele ou dela você poderia ter um pouco mais de opções.

  • Mensagem instantânea, que abre um aplicativo de IM do Facebook
  • e envia à pessoa uma mensagem, uma função semelhante ao correio eletrônico.
  • Uma opção para adicionar a pessoa como amigo, se ela não for realmente sua amiga - da próxima vez que o outro membro logar no Facebook, ele verá o pedido de amizade e pode aceitá-lo, rejeitá-lo ou ignorá-lo.

Quando você se conecta em sua conta, você chega em sua página pessoal do Facebook. O layout básico da página inclui um feed de notícias que o mantém atualizado sobre o que os seus amigos e redes estão fazendo. Também existe uma seção de atualização de status, que contém notícias sobre as mensagens que você recebeu, convites para eventos, notícias sobre aplicativos que os seus amigos gostariam que você experimentasse e um local onde você pode dizer às pessoas como você está se sentindo ou o que anda fazendo. Também existe um link que permite que você convide os amigos para se filiar ao Facebook.

Os proprietários de empresas, artistas, bandas e figuras públicas podem fazer perfis Facebook especiais. Ao invés de se tornar amigo dos donos dessas contas, você pode se tornar um . Se você trabalha para uma empresa que não tem uma presença no Facebook, é uma boa idéia discutir uma estratégia com outros antes de criar uma conta - a maioria dos departamentos de recursos humanos não gostam de surpresas.

Perfis dinâmicos

O Facebook elaborou perfis usando o dynamic hypertext markup language (DHTML). Isso significa que você pode alterar o layout do seu perfil simplesmente clicando nas seções, como a sua caixa de informações, arrastando-as a outra parte de seu perfil.

Você pode personalizar o seu perfil Facebook usando os aplicativos do Facebook, alguns dos quais foram desenvolvidos por membros como você. Na próxima seção, nós aprenderemos sobre o rico mundo dos aplicativos do Facebook.