Aplicativos do Facebook

Autor: 
Jonathan Strickland

Os aplicativos do Facebook o destacam de outros sites de relacionamento social. Os aplicativos próprios do Facebook incluem fotos, vídeos, grupos, eventos, mercado de trabalho, itens postados, notas e presentes. Esses são aplicativos desenvolvidos pelo Facebook e disponíveis para todos os membros. A seguir está um rápido resumo sobre o que cada aplicativo faz.

  • O aplicativo de fotos permite a você carregar quantas imagens quiser. Se você tiver uma foto de um outro membro do Facebook, você pode marcar a foto com o nome do membro. Após marcar a foto, ela aparecerá tanto no seu álbum de fotos quanto no perfil do seu amigo.
  • O aplicativo de vídeo do Facebook é semelhante em muitas formas ao YouTube. Os membros podem carregar vídeos em quase todos os formatos, mas o Facebook requer que todos os arquivos tenham menos de 100 megabytes e que os vídeos tenham menos de dois minutos. O Facebook converte vídeos em formato flash (.flv).
  • Com o aplicativo de grupos, você pode reunir os grupos de interesse de outros membros ou pode criar o seu próprio grupo.
  • O aplicativo de eventos permite a você convidar outros membros do Facebook para um encontro real.
  • O mercado de trabalho do Facebook é muito semelhante a uma lista de classificados - permite aos seus membros se conectarem com outras pessoas que querem comprar ou vender coisas. Todas as transações ocorrem diretamente entre os membros - o Facebook apenas hospeda a troca; ele não se envolve nas vendas.
  • O aplicativo de itens postados pode ser usado para postar vídeos, canções ou qualquer coisa em uma página web no seu perfil. Tudo que você tem que fazer é entrar com a URL da página na web no campo de postagem do Facebook. O aplicativo gera um thumbnail da página alvo que age como um hiperlink. Os seus amigos podem cliar no thumbnail para visitar os sites que você acha legais e interessantes.
  • Com o aplicativo de presentes, você pode enviar a um outro membro um presente virtual na forma de um pequeno ícone. Existem dúzias de presentes para escolher, todos elaborados por Susan Kare, que criou os ícones para o sistema original do computador Macintosh. O primeiro presente é gratuito, mas todos os presentes subseqüentes custam US$ 1 e requerem um cartão de crédito - o Facebook não aceita PayPal. O Facebook doa o retorno vindo do presente para organizações de caridade. Os presentes podem ser públicos ou privados, e você pode incluir uma mensagem com o seu presente.

Perfil e mural do Facebook
Imagem cedida por Facebook
Essa seção do perfil contém o mural do membro, um espaço onde outros membros podem deixar comentários e mensagens. O mural é apenas mais um dos aplicativos do Facebook.

O Facebook está sempre trabalhando no desenvolvimento de novos aplicativos para os membros. Se você está familiarizado com o Facebook, sabe que existem centenas de outros aplicativos disponíveis no site. O Facebook não desenvolveu esses aplicativos - outros membros do Facebook o fizeram.

Muitos sites dão aos usuários acesso limitado a uma interface de programação de aplicativos (API), que permite aos usuários desenvolverem aplicativos usando o site hospedeiro como plataforma. Mas na maioria desses sites, os aplicativos dos usuários não são apresentados no site com destaque. Os aplicativos de terceiros do Facebook podem alterar muito a sua experiência no site, incluindo uma grande revisão da sua página de perfil. O seu perfil simples pode se transformar em uma página excitante que inclui vídeos, análises de produtos, jogos e animais de estimação virtuais. Mas também existe o potencial para o caos - se você ativar muitos aplicativos no seu perfil, ele pode se tornar uma página desordenada que os outros membros podem considerar difícil de navegar.

Na próxima seção, daremos uma boa olhada em como os membros do Facebook podem criar seus próprios aplicativos.