Como funciona o filme Os Incríveis

Autor: 
Vicki Arkoff

"Os Incríveis" foi um filme pioneiro para a Pixar Animation Studios. Ele foi o primeiro filme da Pixar a apresentar um elenco de personagens humanos, utilizar uma trilha sonora não lírica, e ganhar dois Oscars (incluindo Melhor Longa Animado).

A equipe de "Toy Story", "Procurando Nemo" e "Monstros S.A." deu um supersalto de fé para realizar essa história de uma família norte-americana que, por acaso, é composta de super-heróis. Para atingir esse objetivo, a equipe da Pixar realizou tarefas hercúleas, ampliando os domínios do drama animado e as restrições superáveis de design, usando nova tecnologia. Com "Os Incríveis", o escritor-diretor Brad Bird e sua equipe foram os pioneiros na criação de um mundo tão criativamente "vivo" que é possível que esse seja o filme animado mais humano já feito.

A Pixar construiu esse avanço durante uma década. Desde a estréia de "Toy Story", em 1995, o estúdio da Califórnia setentrional aumentou o padrão da animação por computador com cada filme subseqüente. "Vida de Inseto" apresentou ambientes orgânicos e personagens que se espremiam e se esticavam. "Monsters, Inc." se aventurou além no mundo de formas orgânicas arredondadas e lidou com sucesso com o antes impensável domínio do cabelo e pele com realismo de foto. E "Procurando Nemo" retratou de forma convincente uma ampla variedade de vida aquática e ambientes em uma fantástica jornada sob o mar.

"Os Incríveis" exigiu tudo o que a Pixar havia aprendido com esses filmes (e muito mais) para contar essa abrangente história de uma família que encara seu maior desafio. Neste artigo, veremos cada aspecto desse filme inovador, desde os efeitos especiais até os personagens únicos. Começaremos nesta seção resumindo o enredo de "Os Incríveis", examinando o enorme sucesso do filme e apresentando as pessoas que estão por trás das cenas.

'Os Incríveis' conta a história de uma família de super-heróis
Direitos autorais Disney/Pixar. Todos os direitos reservados
"Os Incríveis" conta a história de uma família de super-heróis.
Da esquerda para a direita: Flecha, Violeta, Sr. Incrível e
Sra. Incrível (também conhecida por Mulher Elástica).

A história

"Os Incríveis" segue as aventuras de uma família de ex-super-heróis que está descobrindo as verdadeiras fontes de seus poderes. Antigamente, um dos maiores combatentes mascarados do crime do mundo, Roberto "Beto" Pêra (Sr. Incrível) lutava contra o mal e salvava vidas diariamente. Mas 15 anos depois, ele e sua esposa Helena (também uma famosa ex-super-heroína chamada Mulher Elástica) foram forçados a assumir identidades civis e a se aposentar no subúrbio, onde vivem como meros mortais e levam vidas extremamente comuns ao lado de seus filhos. Como um profissional da área de seguros pressionado pelo relógio, as únicas coisas contra as quais Beto luta são o tédio e uma cintura avantajada. Ansiando por ação, o super-herói marginalizado tem sua chance quando uma misteriosa mensagem convoca-o a ir até uma ilha remota para uma atribuição altamente secreta. Com o destino no mundo em jogo, a família deve se reunir e novamente encontrar os elementos fantásticos em sua vida.

"Basicamente, 'Os Incríveis' é a história de uma família aprendendo a equilibrar suas vidas individuais com seu amor um pelo outro", diz Bird. "Também é uma comédia sobre super-heróis descobrindo seu lado humano mais comum. Eu quis criar um mundo repleto de referências culturais: com bugigangas de filmes de espionagem e superpoderes dos quadrinhos e vilões escandalosamente maus usando dispositivos engenhosos, mas também criar uma história dentro desse mundo sobre a família. Eu realmente derramei todo meu coração dentro da história. Todas essas coisas pessoais: sobre ser um marido, ser um pai, a idéia de envelhecer, a importância da família, o significado do trabalho e o sentimento de pensar que você está perdendo as coisas que mais ama, tudo colocado dentro de uma grande história".

O sucesso

"Os Incríveis" é o quarto filme de super-heróis mais bem sucedido de toda a história, após "X-Men", "O Retorno de Batman" e "Homem-Aranha". "Os Incríveis", que estreou no dia 5 de novembro de 2004, foi o melhor filme da Pixar até hoje em bilheteria. Ele angariou US$70 milhões em sua primeira semana, e foi o 5º filme de maior bilheteria em 2004 (US$259 milhões). Internacionalmente, o filme foi um sucesso ainda maior, alcançando a 4ª posição de 2004. O México enlouqueceu com "Os Incríveis", demandando centenas de produtos dos personagens, que esgotaram rapidamente. Na Bélgica, o fabricante de automóveis Opel distribuiu carros modelo "Os Incríveis".

"Procurando Nemo" é o único filme da Pixar que obteve sucesso maior. No entanto, "Procurando Nemo" foi o primeiro filme da Pixar a ganhar um Oscar (Melhor Longa Animado de 2003), ao passo que "Os Incríveis" ganhou dois (Melhor Longa Animado e Melhor Edição de Som).

Os criadores

No centro de "Os Incríveis" está a visão artística de Bird ("O gigante de ferro" e "Os Simpsons"), que também escreveu o roteiro original. Um dos animadores mais apaixonados do ramo, Bird começou seu filme animado aos 11 anos e terminou dois anos depois. O filme chamou a atenção dos Estúdios Walt Disney, onde, com 14 anos de idade, ele foi orientado por Milt Kahl, um dos animadores lendários da Disney. Bird pode ser ouvido em "Os Incríveis" como a voz hilária (que rouba a cena) da minúscula Edna Moda, a diva inexpressiva que desenha os uniformes de super-heróis.

"Os Incríveis" foi produzido por John Walker ("Osmosis Jones" e "O gigante de ferro") e John Lasseter, produtor executivo, o cineasta ganhador do Oscar e vice-presidente de criação da Pixar, que fez história como o diretor do primeiro longa-metragem animado por computador do estúdio, "Toy Story".

Desempenhando um papel importante na criação do estilo retrofuturista do filme e na exuberante atmosfera da ação está o compositor Michael Giacchino ("Alias", "Lost" e o videogame "Medal of Honor"), que gravou com uma orquestra de 100 integrantes para "Os Incríveis". Esse foi o primeiro filme para o qual ele criou uma trilha sonora.

Na próxima seção, aprenda como "Os Incríveis" saíram do papel.