Como funcionam os flashes de máquinas fotográficas

Autor: 
Tom Harris

Se você leu Como funcionam as câmeras fotográficas, sabe que é necessária muita luz para expor uma imagem nítida no filme. Para a maioria das fotografias em recinto fechado, onde há relativamente pouca luz ambiente, você precisa expor o filme por um período maior de tempo ou aumentar momentaneamente o nível de iluminação para obter uma boa foto. Aumentar o tempo de exposição não funciona bem na maioria dos casos, porque qualquer movimento rápido, inclusive da própria câmera, resulta em uma foto borrada.

Os flashes eletrônicos são uma solução simples e barata para esse problema inerente à fotografia. Sua única finalidade é emitir um curto lampejo de luz brilhante quando você libera o obturador. Isso ilumina o ambiente pela fração de segundo em que o filme é exposto.

Neste artigo, descobriremos exatamente como esses dispositivos executam essa importante tarefa. Como veremos, um flash de câmera padrão é uma ótima demonstração de como componentes eletrônicos básicos podem trabalhar juntos em um circuito simples.