Como funciona a fotografia subaquática

Autor: 
Elizabeth Sprouse

Palavras como caboz, jawfish, enguia-fita e peixe-cachimbo-fantasma podem soar como criaturas saídas da ficção. Contudo, o que pode soar como bestas da terra do faz-de-conta são, na verdade, criaturas reais do, talvez, último território inexplorado da Terra - o oceano.

Algumas câmeras do tipo point-and-shut, como esta da foto, são feitas para proteger seu filme da água
© Christopher Ames / iStockphoto
Algumas câmeras do tipo point-and-shoot, como esta da foto, são feitas para proteger o equipamento da água

Cerca de 70% da Terra é oceano, e, para aventureiros, isso representa a chance de ver raridades e chegar perto de recifes de coral, tubarões e outras maravilhas da água. E para alguns desses aventureiros que gostam de voltar para terra com o tesouro, a fotografia subaquática é o meio de reclamar seu butim na forma de fotos.

Fora os desafios de aprender fotografia e a necessidade de concentrar-se na segurança da água, tirar fotos na d'água pode ser muito difícil. Primeiro, a pressão da água, que fica mais forte quanto mais fundo você desce, empurra seu equipamento e provavelmente o danificará se ele não estiver devidamente protegido. Segundo, a água cria desafios ópticos, tais como distorção e ampliação, bem como a perda de cor e contraste que vem da falta da luz solar. Na verdade, quanto mais fundo você está, menos luz natural está disponível, o que significa que cores quentes - vermelhos e amarelos - começam a desbotar. E você só fica com os azuis e verdes.

Mas se fosse fácil, qualquer um faria, e a boa notícia é que você pode aprender a superar esses desafios, armar-se de equipamento à prova d'água e tirar algumas fotos dignas de prêmio. Você vai acabar virando um explorador e pode até se juntar a outros aventureiros na representação desse mundo subaquático desconhecido.

Neste artigo, você vai aprender os fundamentos da fotografia subaquática, tais como os equipamentos necessários, dicas e truques, manutenção e como trabalhar com suas fotos. Mergulhe na próxima página para aprender sobre qual é a melhor câmera - digital ou de filme - para suas aventuras subaquáticas.