Como funciona o Gmail

Autor: 
Diane Dannenfeldt

Desde seus primórdios (o que, no caso, quer dizer 2004), o Gmail vem oferecendo recursos inovadores aos usuários, tais como armazenagem gratuita da ordem de um gigabyte, recursos de busca incorporados e grupos para listas de mensagens.

Esses recursos garantiram ao Gmail posição de liderança entre os serviços de e-mail. Em outubro de 2007, estimava-se que o Gmail fosse o terceiro maior entre os serviços mundiais de e-mail gratuito, com 87 milhões de usuários, com base em dados da comScore Media Metrix. O Yahoo Mail liderava o campo, com 262 milhões de usuários, seguido pelo MSN Hotmail (hoje Windows Live e-mail), com 256 milhões de usuários [fonte: TechNewsWorld (em inglês)].

Embora a America Online e o Yahoo ofereçam serviços de Web mail desde os anos 90, o Gmail começou como o serviço interno de e-mail do Google. Originalmente, o serviço era oferecido a usuários convidados do Google, mas, em fevereiro de 2007, o Google passou a oferecer o Gmail a todos os interessados [fonte: história do Google (em inglês)].

gmail
Imagem cortesia do Google
O Gmail é um popular serviço de e-mail gratuito oferecido pelo Google

Desde então, o Google expandiu os recursos de seu serviço de e-mail e inclui chats coletivos com usuários do serviço AIM (AOL Instant Messenger), Gmail para dispositivos móveis, controle de spam, atalhos e muito mais. O Gmail também oferece um serviço de mensagens em 40 idiomas e permite anexos de até 20 megabytes [fonte: história do Google (em inglês)].

Neste artigo, estudaremos esses e outros recursos do Gmail. Primeiro, vamos ver como é fácil criar uma conta e passar pelo processo de registro do Gmail.