Personagens do Warcraft

Autor: 
Tracy Wilson

Existe duas facções principais no "World of Warcraft" - a Horda e a Aliança. Essas duas facções vêm dos jogos anteriores, a série "Warcraft" de jogos de estratégia em tempo real. Nos dois primeiros jogos "Warcraft" era possível jogar as campanhas com os humanos ou com os orcs. De maneira geral, os humanos eram os bonzinhos e os orcs, também conhecidos como a Horda, eram os caras maus. No "Warcraft III", entretanto, isso mudou um pouco. O "Warcraft III" mostrou tanto orcs quanto humanos como personagens comuns e que podem errar. Cada lado cometeu seus próprios erros, mas colocaram de lado suas diferenças e se uniram contra um inimigo em comum.

The World of Warcraft: tela de criação de personagem do The Burning Crusade
2006 Blizzard Entertainment, Inc. Todos os direitos reservados. The Burning Crusade é uma marca registrada, e World of Warcraft e Blizzard Entertainment são marcas registradas da Blizzard Entertainment, Inc. nos EUA e/ou em outros países.
Na tela de criação de personagem, você escolherá uma raça, classe e nome, além de poder personalizar a aparência de seu personagem

No "World of Warcraft", os orcs e os humanos estão em guerra uns contra os outros e, após os eventos de "Warcraft III", fica difícil escolher o lado "certo". Em vez disso, a maioria dos jogadores escolhe uma facção baseando-se na escolha de seus amigos ou na raça que por acaso mais gostam. Existe também um sentimento de que jogadores da Horda são mais agressivos e sérios em relação ao jogo.

  • Aliança: humanos, anões, gnomos, elfos noturnos, draenei.
  • Horda: orcs, trolls, tauren, mortos-vivos, elfos de sangue.

Os personagens podem ver os jogadores de outras facções, mas não podem falar com eles exceto por gesticulações universais chamadas emotes, feitas digitando / seguido da ação que você deseja realizar, tal como /dance (dançar) ou /sleep (dormir). Os emotes tornam possível fazer qualquer coisa desde mostrar desprezo até agradecer um jogador da facção oposta por salvar sua vida.

A raça de seu personagem afeta seus atributos iniciais, ou stats, como vigor e intelecto. Quando isso se torna habilidades e aptidões específicas, esses atributos podem dar a você vantagens ou desvantagens em relação aos membros de outras raças. Os personagens também têm aptidões da raça que os personagens de outras raças não podem aprender. Por exemplo, os elfos noturnos podem fundir-se com as sombras (shadowmeld), ou virtualmente desaparecerem do mundo do jogo, e os elfos de sangue possuem resistência extra à magia.

A raça de seu personagem também pode afetar qual classe você pode jogar. Veja a seguir as classes que estão atualmente no jogo.

  • Guerreiros - lutadores com armamento pesado que podem aprender a ser tanks, ou personagens que absorvem grandes quantidades de dano e protegem jogadores mais fracos nos grupos.
  • Paladinos - guerreiros que servem à Luz. Eles são uma classe híbrida, podem aprender a ser tanks, curandeiros ou damage-dealers (causadores de dano).
  • Druidas - são os que mudam de forma e podem assumir a forma de vários animais. Como os paladinos, são um classe híbrida.
  • Xamãs - são a terceira classe híbrida. Eles podem criar totems para ajudar a eles e ao seu bando.
  • Magos - causam muito dano com feitiços, mas não suportam muito dano. Eles também podem invocar ou criar, magicamente, comida e água para outros jogadores.
  • Feiticeiros - como os magos, causam dano com seus feitiços. Eles também podem invocar demônios de estimação para ajudá-los em combate.
  • Caçadores - são muito eficazes com armas de longa distância, como armas de fogo e arcos. Eles podem treinar animais selvagens para serem animais de estimação - como os demônios dos feiticeiros (esses animais podem ajudar o caçador em combate).
  • Ladrões ou rogues - são lutadores de briga. Possuem aptidões para roubos, furtos e abertura de fechaduras.
  • Sacerdotes - tendem a ser curandeiros, mas alguns agem como damage-dealers.

Você pode personalizar seu personagem com um sistema de talentos. Começando no nível 10, você pode gastar os pontos em três árvores de talento - esses talentos afetam as forças e aptidões do seu personagem. No caso de classes híbridas, os talentos podem ter um grande impacto na jogabilidade. Por exemplo, um paladino que escolhe talentos sagrados torna-se um curandeiro, enquanto um paladino que escolhe talentos de proteção pode tornar-se um tank. Ou, um paladino pode escolher talentos de retaliação para causar mais dano durante o combate.

Veja a Página de informações sobre classes da Blizzard (em inglês) para mais detalhes sobre as classes e as árvores de talentos.

Um vez que você tenha criado um personagem, você pode entrar no mundo do jogo - mas o que fazer ao chegar lá?