O tamanho certo

Autor: 
Robert Valdes

Geralmente as pessoas acham que, no que se refere ao tamanho das telas de TV, quanto maior melhor, mas isso só é verdade até certo ponto. Uma TV grande em uma sala pequena parecerá inconveniente e pode ser desconfortável assisti-la. Por outro lado, uma TV muito pequena o forçará a apertar os olhos para enxergar detalhes e vai dificultar sua percepção do que estiver assistindo. Tomar a decisão correta sobre o tamanho é o primeiro passo ao se comprar uma TV.

As TVs variam de 5 a 64 polegadas (TVs maiores já são produzidas, mas não em escala comercial), que é a medida da diagonal da tela da TV. Essa medida é um bom parâmetro para decidir que tamanho de TV o ambiente comporta.


Imagem cedida por Panasonic e Matsushita Electric Corporation of America
O tamanho da TV é a medida da diagonal da tela

Comece imaginando a TV em um local. A maioria das TVs ficam mais fundas e pesadas quanto maior forem suas telas. Considere altura, largura e profundidade. Certifique-se de que a TV estará razoavelmente próxima de uma boa fonte de energia.

Colocada a TV, meça a distância do sofá até o monitor. Há uma fórmula para que se calcule o tamanho de tela ideal com base na distância de que se assiste à TV. Equipamentos diferentes alteram a equação. A fórmula é simples:

Equipamento
Cálculo do tamanho da tela
Cabo
Antena
Fita de vídeo
Multiplique a distância em metros entre você e a tela por 12 polegadas.
DVD
satélite
Multiplique a distância em metros entre você e a tela por 18 polegadas.
TV de alta definição Multiplique a distância entre você e a tela por 21 polegadas.

Claro, poucos de nós assistimos a apenas um tipo de TV. Use o quadro acima como guia para encontrar uma distância média e um tamanho de tela adequado às suas necessidades.

Se você já tiver uma estante para home theater ou armário que pretende manter, isso limitará o tamanho da TV àquele que ela pode suportar. Lembre-se, ao colocar uma TV em um móvel, é necessário considerar profundidade e peso, além de altura e largura. Devem-se também acrescentar uns 50 cm à medida para que possa haver ventilação adequada para o novo aparelho.


Imagem cedida por Sony
Uma TV CRT de 32 polegadas fica ótima em um home theater simples ou em uma sala de estar

Generalizando, uma TV de 27 polegadas ou menos fica bem em um quarto ou para um segundo aparelho de televisão. Uma TV de trinta e duas polegadas ou mais é de bom tamanho para a televisão da família ou para uma estante de home theater.