Guitar Hero: dicas e truques

Autor: 
Cristen Conger

Marcar pontos não é o único componente do sucesso em Guitar Hero. O rock meter, no canto inferior direito da tela, também mede seu desempenho. Dependendo da precisão de sua interpretação, a agulha aponta para o verde, amarelo ou vermelho. Se apontar para o vermelho, melhor colocar os dedos na forma porque seu personagem estará em perigo de ser expulso do palco pelas vaias.

guitar hero meters
Activision
O medidor de star power, à esquerda, e o rock meter, à direita

Para maximizar seu placar, você precisa de star power, além de saber tocar. O medidor de star power, na posição inferior esquerda da tela, mostra seu placar na parte superior - o número de notas corretas consecutivas embaixo e um grande número de um dígito em posição central. O número é o multiplicador de seu placar, que aumenta o valor de cada nota atingida. As pedras azuis em formato de estrela reforçam seu star power e, quando o medidor começa a piscar, eleve o controlador para a posição vertical a fim de ativá-lo e assim, duplicar seu multiplicador. Além disso, a guitarra nessa posição parece detonante.

Um aspecto do jogo em modo de carreira, em "Guitar Hero III: Legends of Rock", é a batalha de mestres. Para avançar em modo carreira, você precisa tocar mais que três mestres: Tom Morello, do Rage Against the Machine; Slash, do Velvet Revolver, e Lou the Devil. Em modo multijogador, você também pode jogar contra um amigo para julgar quem domina.

Além das seqüências de notas mais complexas, as batalhas de mestres também incluem o battle power. Em modo de combate, sempre que você acerta uma nota em formato de estrela, isso reforça seu poder de combate. Quando você atinge nível suficiente, pode inclinar o controlador para desferir um ataque contra o oponente. Aprenda a seguir algumas manobras que derrubam notas para saber como atacar e como se proteger.

  • Corda quebrada - o oponente não pode usar a corda de novo antes de acionar o botão correspondente por um número suficiente de vezes.
  • Mais dificuldade - torna as seqüências de notas mais difíceis.
  • Sobrecarga de amplificador - torna mais difícil, para o oponente, ver a tela de orientação.
  • Alavanca de distorção - a guitarra do oponente pára até que ele mova rapidamente sua alavanca de distorção.
  • Roubo de potência - rouba a energia do oponente.
  • Notas dobradas - dificulta as coisas ao dobrar o número de notas a executar.
  • Virada destro/canhoto - inverte a pegada da guitarra do oponente para a mão oposta.
  • Dreno mortal - se você estiver jogando em modo morte súbita, o golpe esvazia o rock meter do oponente [fonte: Activision (em inglês)].

À medida que você avança pelos modos carreira e co-op, também desbloqueia itens ocultos. Eles incluem faixas e personagens adicionais, além de guitarras e baixos novos. Usuários também divulgaram na Internet códigos que permitem trapacear em todas as versões, bem como plataformas de software que permitem encontrar os itens escondidos no jogo.

Embora a pontuação seja importante, você também precisa saber como funciona sua guitarra. Na próxima seção, estudaremos a mecânica do jogo e como funciona o seu controlador em forma de guitarra Gibson.

Batalha das marcas

Ainda que o fabricante das guitarras Gibson tenha permitido que os produtores do jogo reproduzissem seus designs e seu nome nos controladores do Guitar Hero, a sociedade acabou perdendo a harmonia. Em 7 de janeiro de 2008, Gibson enviou uma carta à Activision, distribuidora do Guitar Hero, alegando que esta havia violado uma patente que a Gibson obteve em 1998, para um videogame que empregava um instrumento musical de brinquedo como controlador. Em 22 de março de 2008, a Gibson também abriu processo contra seis grandes cadeias de varejo, solicitando que elas deixassem de vender os jogos Guitar Hero devido à suposta violação. Em troca, a Activision abriu um segundo processo, solicitando que a corte cancelasse a patente e proibisse que a Gibson solicitasse indenização. Os dois processos estão pendentes em tribunais da Califórnia.