O que é um home theater?

Autor: 
Tom Harris and Tracy V. Wilson

É difícil definir o que é um home theater. Na verdade, é um termo usado para definir uma abordagem específica de entretenimento caseiro. No geral, um sistema de home theater é uma combinação de componentes eletrônicos que procuram recriar a experiência de assistir a um filme no cinema. Quando você assiste a um filme em um home theater, fica mais imerso na aventura do que quando assiste a um filme em um televisor comum.

Para ver como os home theaters fazem isso, vamos observar o modelo original: a sala de cinema. Quando falamos de imagem e som, o cinema pode oferecer uma experiência impressionante que não podemos desfrutar em casa. Geralmente é por isso que as pessoas pagam para ir ao cinema, mesmo sendo mais barato alugar um filme. Há alguns poucos componentes que diferenciam assistir TV em casa e ir ao cinema:

  • Uma das diferenças mais importantes é o som. Quando você vê um filme em um cinema de qualidade, ouve as músicas, efeitos sonoros e falas não apenas vindos da tela, mas de toda a sua volta. Se você leu Como funciona o som de cinema, sabe que um cinema padrão tem três alto-falantes atrás da tela, um à direita, um à esquerda e um ao centro; e vários outros menores espalhados pelo resto da sala.

    Neste sistema surround sound, você ouve partes diferentes da trilha sonora vindo de lugares diferentes. Quando alguém diz alguma coisa no lado esquerdo da tela, ouve-se mais do alto-falante esquerdo. E em um filme como "Guerra nas Estrelas" (em inglês) ouve-se o barulho das naves cortando o ar vindo da frente para trás do cinema, como se as naves saíssem da tela em direção a câmera. Você fica mais envolvido na experiência de assistir a um filme porque o mundo do filme está todo à sua volta.
  • O segundo componente importante dessa experiência é o tamanho grande da tela do cinema. Em um cinema, a tela toma a maior parte do campo de visão, o que ajuda a entrar no filme. Afinal, você está sentado no escuro com apenas uma coisa para olhar, e tudo parece muito maior que na vida real.
  • Também gostamos de ir ao cinema porque podemos ver tudo muito bem. Os projetores de filme apresentam imagens grandes e claras. Os detalhes são muito mais nítidos do que podemos ver em um televisor comum de 20 polegadas. Conscientemente não podemos reconhecer, mas isso pode fazer uma diferença significativa na hora de apreciar um filme. Quando podemos ver mais detalhes, ficamos mais absortos no mundo do filme.

A idéia básica de um home theater é dar vida a esses elementos com equipamentos em casa. Na próxima seção, você terá uma idéia geral do que você precisa para começar.