Alto-falantes

Autor: 
Tom Harris and Tracy V. Wilson

Os alto-falantes variam muito em desempenho, assim como em preço. A regra principal para comprar alto-falantes, para um home theater ou aparelho de som, é testá-los na loja e decidir qual é o melhor para você.

Para seu sistema home theater, você vai precisar de vários alto-falantes padrão idênticos, o número exato depende de quantos canais você quer usar. Você também vai precisar de um subwoofer opcional para os sons graves. O ideal seria ter pelo menos cinco alto-falantes idênticos para garantir um som perfeito de todos os lados, mas isso pode não ser possível, dependendo de seu espaço e orçamento. Se você quer economizar dinheiro, pode até usar os alto-falantes embutidos em seu televisor como unidade frontal central, mas isso não significa melhor resultado. Modelos diferentes de alto-falantes lidam com o som de maneira diferente, criando um efeito sonoro não balanceado. Para obter efeitos com qualidade de cinema, você precisa de três alto-falantes frontais idênticos.


Imagem cedida pela Sony
Subwoofer digital Sony

Imagem cedida pela Sony
Mini alto-falante Sony

Imagem cedida pela Sony
Alto-falantes de parede da Sony

As principais opções de alto-falantes grandes são unidades de chão, de estante e de parede. As unidades de chão são as maiores, e geralmente as de maior nível de desempenho, mas também as mais caras. As unidades de estante e de parede são mais compactas, o que é ótimo se o espaço for limitado, e têm um desempenho muito bom. Podem perder na variação de graves, mas um bom subwoofer deve compensar isso adequadamente.

Atualizando as conexões
Ao comprar os componentes, os vendedores podem sugerir que você melhore os conectores entre as peças do sistema. Fiação de má qualidade certamente pode diminuir o desempenho do sistema, mas preste atenção se alguém sugerir que você troque todos os cabos do fabricante por substitutos top de linha. A diferença pode não valer o investimento.

Muitos sistemas home theater usam alto-falantes compactos, geralmente mais baratos, para os dois canais surround traseiros. Isto vai dar bons resultados, e geralmente é a melhor opção se não houver muito espaço para alto-falantes grandes em sua sala. Algumas pessoas até preferem estes alto-falantes bipolar e dipolar porque geram som em múltiplas direções, resultando em um som mais difundido.

Outro ponto a considerar é a tecnologia do alto-falante. Você deve considerar alto-falantes eletrostáticos ou de planar magnéticos em vez do convencional design de driver dinâmico. Veja Como funcionam os alto-falantes para saber mais sobre estas tecnologias.

Para facilitar a montagem de um sistema de home theater, muitos fabricantes vendem conjuntos de alto-falantes, colocando frontais e traseiros em um conjunto, que variam em preço e qualidade. Por isso, é melhor testá-los antes de comprar, assim como os alto-falantes avulsos.

Se preço não é problema ao montar seu home theater, considere uma certificação THX. Na próxima seção veremos o que é um sistema THX.