O receptor

Autor: 
Tom Harris and Tracy V. Wilson

O receptor de áudio/vídeo (a/v) e o amplificador montados em um home theater fazem a mesma coisa que um receptor e amplificador montados em qualquer aparelho de som estéreo: recebe sinais de vários dispositivos de entrada - como um vídeo cassete, DVD player ou antena parabólica -, interpreta e amplifica estes sinais, e depois os envia para as unidades de saída - como sua televisão e aparelho de som.


Imagem cedida pela Sony
Receptor estéreo surround sound da Sony

 

A montagem de um home theater com receptor a/v e amplificador combina vários componentes diferentes. Alguns têm até um DVD player ou um reprodutor de outras mídias embutido. Você geralmente pode montar um home theater de alta qualidade comprando os componentes separadamente, mas a maioria das pessoas compram uma unidade que faz tudo por causa da melhor relação custo/benefício.

Os componentes do receptor são:

  • entrada de áudio/vídeo para fontes de vídeo (DVD player, gravador de vídeo digital DVR);
  • pré-amplificador;
  • decodificador surround sound (também conhecido como processador de sinal);
  • amplificador de forças para cada canal de som;
  • saídas para alto-falantes e televisor.

O caminho do áudio e vídeo é bem direto. O componente fonte (DVD player, DVR, etc.) envia um sinal para a unidade de recepção. Você escolhe qual componente de entrada quer que alimente sua unidade de saída e o pré-amplificador seleciona este sinal e amplifica um pouco o nível de linha.


O receptor é a parte central do home theater

 

O receptor envia o vídeo para sua televisão e o áudio para o decodificador. O decodificador separa os canais de som do sinal de vídeo e envia a informação para os amplificadores em cada saída de canal de som. Estes amplificadores são conectados ao alto-falante ou alto-falantes apropriados.

Decodificadores digitais e analógicos fazem o trabalho de forma diferente. O surround sound digital é bastante simples: quando uma empresa produz um programa Dolby Digital®, por exemplo, eles codificam seis canais de áudio diferentes, regulados especificamente para um ajuste de alto-falante Dolby Digital. Um decodificador surround sound Dolby Digital reconhece estes diferentes canais e os envia para os alto-falantes apropriados.

O surround sound analógico é algo totalmente diferente. Os vários canais analógicos são extraídos dos canais de áudio padrão, que produzem sinal estéreo comum. Isto é normalmente chamado de processamento 4-2-4 porque o decodificador pega os canais frontais e traseiros e os transforma em canais estéreis comuns, e um decodificador separa os quatro canais novamente. Veja Como funciona o som surround para mais informações.

Existe uma grande variedade de receptores de áudio/vídeo disponíveis. Estes receptores são vendidos com todos os alto-falantes que você precisa, como um sistema de home theater completo. Estes sistemas custam entre US$ 250 e US$ 2.500.

Uma das diferenças mais importantes entre os modelos de receptores de áudio/vídeo é o formato surround sound que eles suportam. Na próxima seção, veremos quais são os diferentes formatos e o que eles oferecem.