Papel e tinta

Autor: 
Jeff Tyson

As impressoras a jato de tinta são razoavelmente baratas. Elas custam menos do que uma impressora a laser preta-e-branca, e muito menos do que uma impressora a laser colorida. Na verdade, alguns fabricantes vendem algumas de suas impressoras com prejuízo. Com freqüência você pode encontrar a impressora em liquidação por menos do que você pagaria por um conjunto de cartuchos de tinta!


Esta impressora é vendida por
menos de US$ 100

Por que eles fariam isso? Porque eles contam com suprimentos que você compra para que eles lucrem. Isto é muito semelhante à maneira que funcionam os negócios com vídeogame. O aparelho é vendido a preço de custo ou abaixo dele. Uma vez que você compra uma determinada marca de hardware, você vai ter de comprar outros produtos que funcionam com aquele hardware. Ou seja, você não pode comprar uma impressora do fabricante A e os cartuchos do fabricante B.


Tipo de cartucho de tinta colorida:
este tem tinta das cores cian, magenta e amarelo em reservatórios diferentes

Uma outra maneira que encontraram de reduzir custos foi incorporando grande parte da cabeça de impressão ao próprio cartucho. Os fabricantes acreditam que já que a cabeça de impressão é a parte da impressora com maior probabilidade de desgaste, substituí-la a cada vez que você repõe o cartucho aumenta a vida da impressora.

O papel que você usa em uma impressora a jato de tinta é muito importante para a qualidade da imagem. Papel de copiadora padrão funciona, mas não oferece uma imagem tão brilhante e nítida como um papel feito para uma impressora de jato de tinta. Há dois fatores principais que afetam a qualidade da imagem:

  • brilho
  • absorção

O brilho de um papel é normalmente determinado pela sua aspereza. Um papel áspero vai espalhar luz para várias direções, enquanto que um papel liso vai refletir mais da luz de volta na mesma direção. Isso faz com que o papel pareça mais brilhoso, o que também faz com que a imagem no papel pareça mais brilhante. Você pode ver isso ao comparar uma foto de um jornal com uma foto de uma revista. O papel liso da revista reflete luz de volta para o seu olho muito melhor do que a textura áspera do jornal. Qualquer papel designado como brilhante é geralmente mais liso do que um papel normal.

Outro fator chave na qualidade da imagem é a absorção. Quando a tinta é lançada sobre o papel, ela deve ficar em um ponto firme e simétrico. A tinta não deve ser absorvida demais pelo papel. Se isso acontecer, o ponto vai começar a empenar. Isto quer dizer que ela vai se espalhar de maneira irregular para cobrir uma área levemente maior do que a que a impressora espera. O resultado é uma página que parece de certa maneira borrada, particularmente nas extremidades dos objetos e do texto.


Imagine que o ponto à esquerda é um papel revestido e o ponto à direita é um papel de copiadora de baixa qualidade. Perceba o quanto o ponto da direita é maior e mais irregular, se comparado ao ponto da esquerda.

Como já disse, a visão borrada é causada pela absorção de tinta do papel. Para combater isto, o papel de alta qualidade para jatos de tinta é revestido com um filme de cera que mantém a tinta na superfície do papel. O papel revestido normalmente produz uma impressão muito melhor do que outros papéis. A baixa absorção do papel revestido é a chave para a capacidade de alta resolução de muitas impressoras a jato de tinta de hoje em dia. Por exemplo, uma impressora a jato de tinta da Epson pode imprimir a uma resolução de até 720x720 dpi em um papel comum. Com papel revestido, a resolução aumenta para 1440x720 dpi. A razão é que a impressora pode, na verdade, deslocar o papel levemente e acrescentar uma segunda coluna de pontos para cada coluna normal, sabendo que a imagem não ficará borrada e nem fará com que os pontos fiquem obscuros juntos.

As impressoras a jato de tinta podem imprimir uma variedade de mídias. As impressoras a jato de tinta comerciais podem às vezes lançar tinta diretamente em um item como o rótulo de uma garrafa de cerveja. Para uso do consumidor, há um grande número de papéis especiais, desde adesivos para cartões de negócios e folhetos. Você pode até passar a ferro os trânsfers que permitem que você crie uma imagem e coloque-a em uma camiseta. Uma coisa é certa, as impressoras a jato de tinta definitivamente oferecem uma maneira fácil e barata de você soltar sua criatividade.

Recarregando cartuchos
Devido ao alto custo dos cartuchos de impressão a jato de tinta, um grande negócio cresceu sobre a idéia de recarregá-los. Para a maioria das pessoas, recarregar é um bom senso, mas há algumas coisas a saber:
  • garanta que o kit de recarregamento é para o modelo de sua impressora. Como você aprendeu na seção anterior, impressoras diferentes usam tecnologias diferentes para colocar a tinta no papel. Se o tipo errado de tinta for usado, ela pode degradar a saída, ou possivelmente danificar a impressora. Apesar de algumas impressoras comerciais a jato de tinta usarem tintas que possuem óleo como base, virtualmente, todas as impressoras de trabalho em casa ou escritório usam tintas que possuem água como base. A composição exata da tinta varia entre os fabricantes. Por exemplo, impressoras a jato de tinta de bolha térmica precisam de tinta que fique estável em temperaturas mais altas do que as impressoras piezoelectricas;
  • a maioria dos fabricantes exige que você use apenas a tinta aprovada por eles. Kits de recarga normalmente anulam sua garantia;
  • enquanto você recarrega o cartucho, tenha cuidado com os que têm a cabeça de impressão dentro dele. Você não vai querer recarregá-los mais do que duas ou três vezes, ou a cabeça de impressão vai começar a deteriorar e pode danificar a sua impressora.

Acesse este site (em inglês) para informações e links sobre recargas a jato de tinta.


Para mais informações sobre impressoras a jato de tinta e tópicos relacionados, confira os links na próxima página.