Um exemplo de DNS

Autor: 
Jeff Tyson

Vamos dizer que você digitou o URL www.hsw.com.br no seu navegador. O navegador contacta um servidor DNS para conseguir o endereço IP. Um servidor DNS inicia sua busca por um endereço IP entrando em contato com um dos servidores DNS raiz, que conhecem os endereços IP para todos os servidores DNS que lidam com os domínios de alto nível (.COM, .NET, .ORG, etc.). Seu servidor DNS pergunta ao raiz sobre www.hsw.com.br e o raiz diz: "Eu não sei o endereço IP para www.hsw.com.br, mas aqui está o endereço IP para o servidor DNS .COM".

Seu servidor de nome então envia uma pergunta ao servidor DNS .COM indagando se ele conhece o endereço IP para www.hsw.com.br. O servidor DNS para o domínio .COM conhece os endereços IP para os servidores de nome que lidam com o domínio www.hsw.com.br, e então retorna estes endereços de IP.

Seu servidor de nome então entra em contato com o servidor DNS para www.hsw.com.br e pergunta se ele conhece o endereço IP para www.hsw.com.br. Ele conhece, então retorna o endereço IP para o seu servidor DNS, que retorna-o para o navegador, que pode então entrar em contato com o servidor www.hsw.com.br para chegar a uma página da Web.

Um dos pontos-chave para fazer este trabalho é a redundância. Há vários servidores DNS em cada nível e, caso algum falhe, há outros para lidar com as solicitações. O outro ponto-chave é armazenar em cache. Depois que um servidor de DNS resolve uma solicitação, ele armazena em cache o endereço IP que recebe. Uma vez que ele fez uma solicitação a um servidor de DNS raiz por qualquer domínio .COM, ele conhece o endereço IP para um servidor DNS que lida com o domínio .COM e, então, não precisa buscar por esta informação novamente com os servidores de DNS raiz. Os servidores DNS podem fazer isto para cada solicitação e este cache ajuda a agilizar as coisas.

Mesmo sendo totalmente invisíveis, os servidores DNS lidam com bilhões de solicitações todos os dias e são essenciais para o bom funcionamento da Internet. O fato de que este banco de dados distribuído funciona tão bem e de forma invisível, dia e noite -  é testemunha do sucesso do projeto. Leia Como funcionam os servidores de domínio (DNS) para mais informações sobre DNS.