Como funciona o iPod Touch

Quando a Apple lançou o iPod vídeo em 2005, as pessoas começaram a pensar como poderia ser a próxima versão do iPod. Parecia óbvio que o dispositivo precisasse de uma tela maior. Uma tela LCD de 2,5 polegadas parecia ideal para navegar pela lista de artistas e músicas, mas era muito pequena para assistir a vídeos, principalmente aos vídeos em formato widescreen.

iPod touch
Foto cedida por Apple
O iPod touch

O design básico do iPod é bem sutil. Torná-lo maior somente para acomodar uma nova tela tiraria bastante do seu charme. Portanto, muitos fanáticos pela Apple especularam que o próximo iPod seria uma tela inteira. Ele teria uma Click Wheel virtual e reproduziria vídeos em widescreen em uma tela horizontal.

Eles estavam certos. O novo design do iPod é o iPod Touch. Uma tela ocupa praticamente toda a face frontal do aparelho, o que o torna parecido com um iPhone. Mas o iPod Touch não tem uma Click Wheel virtual de navegação que aparece na tela. Em vez disso, ele utiliza a mesma interface multitoque do iPhone. Você navega pelas músicas, vídeos e outros arquivos utilizando os seus dedos e a tela sensível ao toque.

O iPod Touch também tem outras funções que os entusiastas esperavam ver nos modelos padrão do iPod. Algumas pessoas esperavam que o iPod tivesse conectividade sem fio, para que pudessem sincronizar suas músicas ou compartilhar arquivos com os amigos através de uma conexão Bluetooth ou WiFi. O iPod Touch é o primeiro iPod com capacidade wireless, mas esta função não é utilizada para sincronizar o dispositivo a computadores ou iPods de amigos. A função é utilizada para navegar na internet, assistir a vídeos do YouTube ou baixar músicas de uma loja específica para WiFi do iTunes.

Com sua tela widescreen e capacidade WiFi, o iPod Touch deu um grande passo em relação aos modelos anteriores. Mas o iPod Touch não é indicado para todo mundo. Neste artigo, vamos comparar o iPod Touch com o iPod classic e outras versões do iPod. Também vamos entender como funciona a tecnologia por trás da interface mutitoque e as especificações técnicas do reprodutor de mídia.