O sistema básico: design

Autor: 
Tom Harris

A idéia básica de um joystick é traduzir o movimento de um bastão de plástico (ou manche) em informações eletrônicas que um computador seja capaz de processar. Os joysticks são usados em todos os tipos de máquinas, incluindo caças a jato F-15, retroescavadeiras e cadeiras de rodas. Neste artigo, vamos enfocar os joysticks de computador, mas os mesmos princípios são aplicáveis a outros tipos de joysticks.

As diversas tecnologias de joystick diferem principalmente na maneira pela qual a informação é transmitida. O design de joysticks mais simples, usados em muitos consoles de jogos antigos, não passava de uma chave elétrica especializada.

Esse projeto básico consiste de um bastão fixado a uma base plástica com um revestimento de borracha flexível. A base aloja uma placa de circuito, que se assenta diretamente abaixo do bastão. A placa de circuito é constituída de vários "fios impressos" (trilhas de circuito impresso), que se conectam a diversos terminais de contato. Fios comuns se prolongam a partir desses pontos de contato para o computador.

Um antigo joystick do Atari

Os fios impressos formam um circuito elétrico simples constituído de diversos circuitos menores. Esses circuitos apenas transmitem eletricidade de um ponto de contato a outro. Quando o joystick está na posição neutra (quando você não o está empurrando em nenhuma direção), todos os circuitos individuais estão interrompidos, exceto um. O material condutor em cada fio não está conectado; assim, o circuito não pode conduzir eletricidade.

Cada seção interrompida é coberta com um botão plástico simples que contém um minúsculo disco metálico. Quando você move o bastão em qualquer direção, ele aciona um desses botões, pressionando o disco metálico condutor contra a placa de circuito. Isso fecha o circuito: ele completa a conexão entre as duas seções do fio. Quando o circuito é fechado, a eletricidade pode fluir pelo fio desde o computador (console de jogos), através do fio impresso, para outro fio que retorna ao computador.