Analógico convencional: design

Autor: 
Tom Harris

A fim de comunicar uma gama completa de movimentos para o computador, um joystick precisa medir a posição do bastão nos dois eixos: o eixo X (esquerda ou direita) e o eixo Y (para cima e para baixo). Assim como na geometria básica, as coordenadas X-Y determinam exatamente a posição do bastão.

No design de joystick padrão, o bastão move uma barra fina que se apóia em duas hastes com fenda que podem girar. Inclinar o bastão para frente e para trás faz a haste do eixo Y girar de um lado para outro. Incliná-lo para a esquerda ou direita faz a haste do eixo X girar sobre si mesmo. Quando você move a barra na diagonal, ambas as hastes giram. Várias molas centralizam o bastão quando ele é solto.

Para determinar a localização do bastão, o sistema de controle do joystick simplesmente monitora a posição de cada eixo. O design de joystick analógico convencional faz isso com dois potenciômetros, ou resistores variáveis. O diagrama abaixo mostra um arranjo típico.