Novas características

Autor: 
Tom Harris

Os fabricantes de joysticks solucionaram esses problemas de variadas maneiras. Uma solução é adicionar um chip conversor analógico para digital sensível em uma placa controladora de jogos especializada ou no próprio joystick. Nesse sistema, o conversor despeja a informação digital diretamente no computador, o que melhora a precisão do bastão/manche e reduz a carga de trabalho do processador do computador. Esses novos modelos de joystick podem se conectar geralmente às portas USB, o que também melhora a velocidade e a confiabilidade (veja Como funcionam as portas USB para detalhes).

Outra solução é eliminar totalmente a tecnologia do potenciômetro analógico. Diversos controladores mais recentes usam sensores ópticos para ler digitalmente o movimento do bastão/manche. O diagrama abaixo mostra um sistema comum.

Nesse sistema, os dois eixos são conectados a duas rodas com ranhuras. Cada roda é posicionada entre dois diodos emissores de luz (LEDs) e duas fotocélulas (em inglês) (o gráfico mostra apenas um par de fotocélulas e LED para simplificar). Quando uma luz proveniente de cada LED brilha através de uma das ranhuras, ela faz que a fotocélula no lado oposto gere uma pequena quantidade de corrente. Quando a roda gira levemente, bloqueia a luz e a fotocélula não gera corrente (ou gera menos corrente, isso não importa).

Quando o eixo gira sobre si mesmo, fazendo a roda girar, as ranhuras se movendo repetidamente interrompem o feixe de luz que brilha sobre a fotocélula. Isso faz com que a fotocélula gere rápidos pulsos de corrente. Com base no número de pulsos que as fotocélulas geraram, o processador sabe o quanto o bastão/manche se moveu. Ao comparar os padrões provenientes de ambas as fotocélulas que monitoram uma roda, o processador pode descobrir de que modo o manche está se movendo. Esse é o mesmo sistema básico usado em muitos mouses de computador (verifique o Arquivo de Referência de Circuitos Eletrônicos (em inglês) para mais informações).

Um dos grandes avanços do mundo dos joysticks é a tecnologia de realimentação de força. Na próxima seção, vamos descobrir como esses joysticks permitem que você vivencie o jogo em um novo patamar.