Como funciona o LinkedIn

Autor: 
Dave Roos

LinkedIn é uma rede social online para contatos profissionais. É diferente de outros sites de rede social, como o MySpace e o Facebook  porque foi criado especialmente para relacionamentos profissionais - encontrar um emprego, descobrir malas diretas, entrar em contato com possíveis parceiros de negócios - e não apenas para fazer amigos ou compartilhar fotos, vídeos e músicas.

página de registro do LinkedIn
Imagem cedida por LinkedIn
Home page do LinkedIn

As redes sociais online explodiram nos últimos anos, devido, em grande parte, à enorme popularidade do MySpace e do Facebook. Apenas em agosto de 2007, o MySpace teve mais de 60 milhões de visitantes exclusivos, e o Facebook atraiu 19 milhões, um crescimento de 23% e 117%, respectivamente, em relação ao ano anterior [fonte: Mashable (em inglês)].

As redes sociais online são web sites, onde os usuários criam perfis pessoais, buscam "amigos" ou "contatos profissionais" e criam redes de contatos. Existem ativos mais de 300 sites de rede social criados com os mais diversos temas: sites de compartilhamento de vídeos, sites de compartilhamento de fotos, sites de listas de endereços sociais, sites de compartilhamento de músicas, comunidades de blogs, sites de comunidades em geral, como o MySpace, e sites de relacionamento profissional, como o LinkedIn.

O LinkedIn foi fundado em maio de 2003 por Reid Hoffman, Allen Blue, Jean-Luc Vaillant e Konstantin Guericke. O site foi invenção de Hoffman e Guericke, formados em Stanford, que começaram a planejar sua rede profissional online no final da década de 90 [fonte: USA Today (em inglês)].

Com mais de 15 milhões de membros até outubro de 2007, o LinkedIn é uma das redes sociais online que mais cresce no mundo. O movimento cresceu 323% de julho de 2006 a julho de 2007, tornando o site o principal lugar online de destino dos relacionamentos profissionais [fonte: Tech Crunch (em inglês)]. Usuários comuns normalmente têm duas ou três dúzias de contatos, enquanto uma minoria de "super usuários" tem reunidos cerca de 34 mil [fontes: Entrepreneur (em inglês)].

Nesse artigo exploraremos todos os recursos do LinkedIn e ensinaremos como usá-los. Também explicaremos quem utiliza o LinkedIn, por que ele é diferente de outros sites de rede social e se ele realmente funciona.

Vamos começar com uma explicação sobre como usar o LinkedIn.