Como funciona a memória holográfica

Autor: 
Kevin Bonsor

Dispositivos que utilizam luz para armazenar e ler dados têm sido a espinha dorsal do armazenamento de dados por quase duas décadas. Os CDs revolucionaram o armazenamento de dados no início dos anos 80, permitindo que vários megabytes de dados fossem armazenados em um disco com um diâmetro de meros 12 centímetros e espessura de cerca de 12 milímetro. Em 1997, foi lançada uma versão melhorada do CD, o digital video disc (DVD), que possibilitou o armazenamento de filmes completos em um único disco.


Em um aparelho de memória holográfica, um feixe de laser é dividido em dois, sendo que ambos interagem em uma mídia de cristal para armazenar uma reprodução holográfica de uma página de dados

Os CDs e os DVDs são os principais métodos de armazenamento de dados para música, software, uso pessoal e vídeo. Um CD comporta 783 MB de dados, o que equivale a cerca de 1 hora e 15 minutos de música, mas a Sony planeja lançar um CD de alta capacidade de 1,3 GB. Um DVD de face dupla e dupla camada comporta 15,9 GB de dados, o que equivale a cerca de oito horas de filmes. Essas mídias convencionais de armazenamento suprem as necessidades atuais, mas as tecnologias de armazenamento têm de evoluir para se manter no mesmo passo que a crescente demanda dos consumidores. CDs, DVDs e o armazenamento magnético armazenam bits de informação na superfície de uma mídia de gravação. A fim de aumentar a capacidade de armazenamento, cientistas estão trabalhando em um novo método ótico, chamado memória holográfica, que irá operar por baixo da superfície e utiliza o volume da mídia para armazenamento, ao invés de apenas a superfície.

O armazenamento de dados tridimensional será capaz de armazenar mais informações em um menor espaço e oferecer um tempo de transferência de dados mais curto. Neste artigo, você irá aprender como um sistema de armazenamento holográfico pode ser construído nos próximos anos e o que será necessário para criar uma versão desktop (ou seja, para computadores pessoais) de um sistema de armazenamento de alta densidade.