ICQ

Autor: 
Jeff Tyson

O ICQ, uma combinação de letras cujo som em inglês ("I seek you") quer dizer "eu te procuro", é uma ferramenta de tempo real que usa um aplicativo, chamado de cliente, que fica no seu computador. O cliente se comunica com um servidor do ICQ sempre que você estiver online e o cliente estiver rodando.


O ICQ foi um dos primeiros programas de mensagens instantâneas

Veja abaixo o passo-a-passo para entender como funciona o ICQ.

  • Você vai até a

    página de download (www.icq.com) do ICQ e baixa uma cópia gratuita do cliente.

  • Instala o programa e abre o cliente.
  • O cliente tenta se conectar ao servidor do ICQ. Ele usa um protocolo proprietário, o ICQ v5, para se comunicar.
  • Quando o cliente está conectado ao servidor, você digita seu nome de usuário e senha para logar no servidor. Se for a primeira vez que você se conecta, você terá que cadastrar uma conta e pode começar a usá-la na hora. Quando o servidor confere seu nome e senha, você está logado.
  • O cliente envia para o servidor informações da conexão (endereço IP e número da porta atribuído ao cliente ICQ) do computador que você está usando. Também traz para o usuário os nomes de todas as pessoas na lista de contatos do ICQ.
  • O servidor cria um arquivo temporário com as informações da conexão e com a lista de contatos. Então, ele checa se algum dos seus contatos está online no momento.
  • Se o servidor encontrar algum dos seus contatos online, ele envia uma mensagem de volta para o cliente ICQ do seu computador com as informações de conexão daquele usuário. O servidor ICQ também envia as suas informações de conexão para as pessoas da sua lista que estão online.
  • Quando seu cliente ICQ recebe as informações de uma pessoa da sua lista, ele muda o status daquela pessoa para "Online".

A janela de mensagens do ICQ fornece mais detalhes da sessão do que outros utilitários de mensagens instantâneas
  • Você clica no nome de uma pessoa da lista que esteja online e uma janela se abre para você digitar texto. Você digita uma mensagem e clica em "Enviar" para se comunicar com aquela pessoa.
  • Como seu cliente ICQ tem o endereço IP e o número da porta do computador da pessoa para quem você enviou a mensagem, sua mensagem é enviada diretamente para o cliente ICQ do computador daquela pessoa. Em outras palavras, o servidor não é envolvido nesta parte do processo. A comunicação é feita diretamente entre os dois clientes.
  • A outra pessoa recebe sua "mensagem instantânea" e responde. A janela do ICQ que você e a outra pessoa vêem nos seus respectivos computadores se expande para transformar a conversa em um diálogo com uma barra de rolagem. As mensagens instantâneas de ambos aparecem nesta janela nos dois computadores.
  • Quando a conversa termina, você fecha a janela. Por fim, você fica offline e sai do ICQ. O cliente ICQ então envia uma mensagem para o servidor pedindo para encerrar a sessão. O servidor envia uma mensagem para os clientes de cada pessoa da sua lista que esteja online, dizendo que você se desconectou. O servidor apaga o arquivo temporário que tinha as informações da conexão do seu cliente ICQ. Nos clientes dos seus contatos que ainda estejam online, seu nome vai para o grupo do status "Offline".

Apesar de alguns detalhes variarem de um programa para outro, os passos básicos citados acima são os mesmos para todos os outros utilitários de mensagens instantâneas disponíveis hoje. O ICQ ainda é muito popular. Na verdade, a Mirablis foi comprada pela AOL em junho de 1998, e o ICQ foi integrado à suíte de serviços online da AOL.