Como funcionam os microprocessadores

Autor: 
Marshall Brain

O computador no qual você está lendo esta página utiliza um microprocessador para fazer este trabalho. O microprocessador é o coração de qualquer computador normal, seja um computador de mesa, seja um servidor, seja um laptop. Possivelmente a marca do seu processador é Intel ou AMD, e o tipo, Atom, Core 2 Duo, Celeron, Phenon, Turyon ou Athlon. Todos fazem praticamente a mesma coisa de maneira bastante semelhante.


Chip 4004, o primeiro processador do mundo, criado pela Intel

Um microprocessador (também conhecido como CPU ou unidade central de processamento) é uma máquina completa de computação embutida em um único chip. O primeiro microprocessador foi o Intel 4004, lançado em 1971. O i4004 não era muito poderoso, já que ele só podia somar e subtrair 4 bits por vez. Mesmo assim, era incrível ver tudo isso em um único chip naquela época. Antes do 4004, os engenheiros construíram computadores com vários chips (transistores ligados um a um). O 4004 foi utilizado em uma das primeiras calculadoras eletrônicas portáteis (que, na verdade eram um trambolhão).

Você já se perguntou o que o microprocessador do seu computador faz? Você sabe as diferenças entre os tipos de microprocessadores? Neste artigo, vai compreender como as técnicas simples de lógica digital permitem que o computador realize o seu trabalho, seja jogando, seja verificando a ortografia de um documento.