Como funcionam os óculos tridimensionais

Autor: 
Marshall Brain

Óculos tridimensionais
com lentes azul/vermelha

Embora a década de 50 seja muitas vezes considerada a década do filme 3D, o primeiro longa metragem com esta característica, "The Power of  Love", foi feito em 1922. Desde então, o uso da tecnologia 3D em cinemas e pela televisão teve seus altos e baixos. Com o filme "Avatar", de James Cameron, a tecnologia de efeitos em três dimensões deixou de ser firula para tornar-se parte integrante da narrativa. Para usufruir da tecnologia, porém, o espectador precisa usar um equipamento especial: os óculos 3D.

Eles fazem o filme ou o programa de televisão que você está assistindo parecer estar em 3D, bem em frente a seus olhos. Com objetos que se movem na sua direção e personagens assustadores que saem da tela para agarrar você, o uso de óculos tridimensionais fazem você se sentir parte da ação - não somente alguém que se senta e assiste a um filme. Considerando que eles têm tão alto valor de entretenimento (em inglês), você ficaria surpreso em saber como são incrivelmente simples os óculos tridimensionais.

Neste artigo, falaremos sobre os dois tipos mais populares de óculos tridimensionais em uso. Primeiramente, vamos dar uma olhada em algo chamado visão binocular.

 

Televisão em 3D

Que tal transformar a sala da sua casa em palco para um filme de ação? As televisões em três dimensões devem chegar no mercado após 2012.

Leia mais em VEJA.com