Como funcionam os PDAs

Autor: 
Carmen Carmack e Craig Freudenrich, Ph.D.

A principal finalidade de um assistente digital pessoal (PDA) é atuar como um organizador eletrônico ou agenda portátil de planejamento diário. Ele é fácil de usar e capaz de compartilhar informações com seu PC. Ele deve ser uma extensão do PC, não um substituto.

Os PDAs, também chamados de handhelds ou palmtops, definitivamente evoluíram ao longo dos anos. Eles não somente gerenciam suas informações pessoais, como contatos, compromissos e listas de coisas a fazer. Os dispositivos de hoje também podem se conectar à internet, atuar como dispositivos de posicionamento global (GPS) e executar software multimídia. E ainda mais, os fabricantes combinaram os PDAs com telefones celulares, reprodutores multimídia e outros equipamentos eletrônicos.

Fotos cedidas por shopping.howstuffworks.com e shopping.com
Hewlett Packard iPAQ RZ1715 Pocket PC, Motorola MPx, Samsung SPH-i500, Motorola MPX100, T-Mobile Sidekick

Conforme suas capacidades continuam a crescer, o aparelho PDA padrão está mudando. Neste artigo, vamos dar uma olhada no PDA. Vamos saber o que ele tem sido, como está convergindo com outros aparelhos e aonde pretende chegar. Também vamos examinar como funcionam os PDAs e dar algumas indicações sobre como selecionar um.

Tipos de PDA

PDAs tradicionais
Os PDAs tradicionais de hoje são descendentes dos aparelhos originais PalmPilot e Microsoft Handheld PC. Os aparelhos Palm executam o sistema operacional Palm OS e os Pocket PCs da Microsoft executam o Windows Mobile. As diferenças entre os dois sistemas são menores do que já foram.

Foto cedida porHowStuffWorks Shopper
Handheld palmOne Tungsten T5

Conhecidos por sua facilidade de uso, os PDAs Palm OS possuem:

  • Uma vasta biblioteca de aplicativos de terceiros (mais de 20 mil) que você pode adicionar ao sistema (a maioria dos aparelhos vem equipada com software de e-mail, produtividade e multimídia).
  • Uma versão atualizada do aplicativo de reconhecimento de escrita Graffiti.
  • Sincronização tanto com computadores Windows quanto Macintosh, usando o Palm Desktop.
  • Telas menores que a dos Pocket PCs para acomodar uma área dedicada ao Graffiti no aparelho (alguns aparelhos Palm de última geração agora incorporam uma área virtual para Graffiti na tela, resultando em maior área da tela).

A maioria dos aparelhos Palm são feitas pela palmOne,

que oferece as linhas de produtos Zire e Tungsten. A companhia se formou em 2003, quando a Palm Computing adquiriu a Handspring, Inc. A Sony, que produzia o CLIE baseado no Palm, encerrou a produção de PDAs em 2005.

Pocket PC é o nome genérico para os PDAs baseados no Windows Mobile. Seus recursos padrão incluem:

  • Versões Pocket de aplicativos Microsoft, como o Microsoft Word, Excel e Outlook (observe que alguma formatação é perdida entre o Pocket e as versões padrão dos documentos).
  • Sincronização com o Microsoft Outlook em um PC Windows (a sincronização com sistemas de e-mail diferentes do Outlook ou com computadores Macintosh requer software adicional).
  • Três aplicativos de reconhecimento de escrita: Transcriber, Letter Recognizer (similar à nova versão do Graffiti) e Block Recognizer (similar ao Graffiti original).
  • Uma área de escrita virtual, que maximiza o tamanho da tela.
  • Windows Media Player para conteúdo multimídia.

Telefones inteligentes

Foto cedida por HowStuffWorks Shopper
Handheld palmOne Treo 650

Um telefone inteligente é tanto um celular com capacidades de PDA quanto um PDA tradicional com capacidades de telefone celular acrescentadas, dependendo estilo e do fabricante. As características destes aparelhos incluem:

  • Um provedor de serviço celular para lidar com o serviço telefônico (assim como os telefones celulares, você adquire um plano de celular e telefone inteligente do provedor do serviço).
  • Acesso à internet através de redes celulares de dados.
  • Várias combinações de recursos de telefone celular e PDA, dependendo do aparelho (por exemplo, nem todos os telefones inteligentes oferecem capacidade de reconhecimento de escrita).
  • Diversos sistemas operacionais diferentes, incluindo Windows Mobile Pocket PC Phone Edition, o Palm OS, o Blackberry OS para telefones inteligentes Blackberry e o Symbian OS para telefones inteligentes da Panasonic, Nokia, Samsung e outros.

Bem, não se parece com um PDA
Os aparelhos mencionados incluem computadores ultraportáteis, relógios inteligentes e reprodutores de multimídia. Os computadores ultraportáteis variam em peso (desde menos de meio quilo até quase um quilo e meio), vêm com um sistema operacional completo igual a um computador de escritório (como o Windows XP) e incluem um pequeno teclado. Os relógios inteligentes oferecem algumas funções de PDA em um fator com forma de relógio de pulso. Por exemplo, os relógios baseados em SPOT (de Smart Personal Objects Technology - tecnologia de objetos pessoais inteligentes) da Microsoft podem receber informações como previsão do tempo e notícias da MSN Direct. Eles também podem receber informações de calendário e mensagens pessoais. Alguns reprodutores de multimídia podem combinar as funções de um PDA com recursos multimídia, como uma câmera digital, um MP3 player e um reprodutor de vídeo. Por exemplo, o Zodiac da Tapwave vem com uma baia SDIO que aceita um cartão Wi-Fi para e-mail e suporte à web.