Como funciona o PlayStation Move

Autor: 
Wesley Fenlon

Caixa do PlayStation Move sem console inclui controle, câmera e game de esportes
Divulgação
Caixa do PlayStation Move sem console inclui controle, câmera e game de esportes

Os videogames certamente mudaram muito nos últimos 30 anos - mas, estranhamente, a forma como interagimos com eles não. Nos anos 1980, o Nintendo Entertainment System ajudou a consolidar um esquema de controle que perdurou até hoje: um pequeno controlador, segurado por ambas as mãos, com um polegar descansando sobre um botão de controle em forma de cruz e o outro pairando sobre um par de botões em relevo com A e B gravados neles.

Como os jogos evoluíram, os controles também. Eles receberam botões extras para mais ações, gatilhos para nossos dedos indicadores ficarem e finalmente joysticks para controlar melhor movimentos 3D. Ergonomicamente, os controles mudaram bastante, mas quando se trata de funcionalidade, eles são praticamente os mesmos. Quer dizer, até que o Nintendo Wii apareceu, reinventou o controle e vendou cargueiros e mais cargueiros de sistemas.

O Wii focou em controlar jogos por movimento e apontando para a TV. Seus controles parecem muito mais com um controle remoto de televisão do que com um controle típico, e sua nova forma de controlar ajudou a Nintendo a vender perto de 74 milhões de Wiis no mundo entre novembro de 2006 e julho de 2010. A Sony e a Microsoft vêm se mexendo para explorar a experiência Wii - mas como elas baterão a Nintendo em seu próprio jogo?

Em setembro de 2010, a Sony lançou seu próprio sistema de controle por movimento, o PlayStation Move, compatível com o console PlayStation 3. Assim como o Wii, o PlayStation Move vem com um pacote de jogos esportivos. Assim como o Wii, os controles do PlayStation Move parecem um controle remoto de TV meio esquisitos. A Sony espera que uma câmera especial e um sistema de posicionamento 3D exclusivo vá ajudar o PlayStation Move a superar o Wii. Neste artigo, vamos explorar como.