O mais simples programa em C

Autor: 
Marshall Brain

Vamos começar com o programa em C mais simples possível e usá-lo tanto para entender os fundamentos da linguagem C como o processo de compilação em C. Digite o programa seguinte em um editor de textos padrão (vi ou emacs no UNIX, Bloco de notas no Windows ou TeachText no Macintosh). Depois salve o programa em um arquivo denominado samp.c. Se deixar de incluir .c, você provavelmente receberá informação de algum tipo de erro ao compilá-lo (portanto, não se esqueça de inserir o .c). Certifique-se também de que o editor não anexe automaticamente caracteres extras (como .txt) ao nome do arquivo. Eis o primeiro programa: 

#include <stdio.h>      

int main()  
{      
   printf("Este é o resultado do meu primeiro program!\n");     
   return 0;
}  

Quando executado, este programa instrui o computador a imprimir a linha: "Este é o resultado do meu primeiro programa!", e depois encerra o programa. 

Posição
Ao escrever este programa, posicione #include de forma que o sinal # esteja na coluna 1 (mais à esquerda). Isso facilita o seu entendimento, mas na verdade o espaçamento e recuo podem ser do jeito que você preferir. Em alguns sistemas UNIX, você encontrará um programa chamado cb, o C Beautifier (algo como "embelezador de C"), que formata códigos. O espaçamento e recuo mostrados acima são um bom exemplo a seguir.

Para compilar este código, siga estas etapas:

  • Em uma máquina UNIX, digite gcc samp.c -o samp (se gcc não funcionar, tente cc). Esta linha executa o compilador em C chamado gcc, pede que compile samp.c e que nomeie o arquivo executável criado como samp. Para executar o programa, digite samp (ou em algumas máquinas UNIX, ./samp).
  • Em uma máquina rodando DOS ou Windows e usando DJGPP (em inglês), digite o seguinte no prompt do MS-DOS: gcc samp.c -o samp.exe. Esta linha executa o compilador em C chamado gcc, Pede que compile samp.c e que nomeie o arquivo executável criado como samp.exe. Para executar o programa, digite samp.
  • Se estiver trabalhando com algum outro compilador ou sistema de desenvolvimento, leia e siga as instruções dele para compilar e executar o programa.

Você verá "Este é o resultado do meu primeiro programa!" ao executá-lo. Veja o que aconteceu ao compilar o programa:

Caso tenha cometido um erro de digitação no programa, ele não compilará ou não poderá ser executado. Se o programa não foi compilado ou não executa corretamente, edite-o e localize os erros de digitação. Corrija o erro e tente novamente.