Por que a água oxigenada faz espuma quando colocada em um corte?

A água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio (H2O2), é um produto que você pode comprar em farmácias. Mas o que você compra, na verdade, é uma solução de 3%, o que significa que o vasilhame contém 97% de água e 3% de peróxido de hidrogênio. Embora a maioria das pessoas a use como um antisséptico, a verdade é que ela não é um antisséptico tão bom assim.

A razão da água oxigenada formar aquela espuma é pelo fato de o sangue e as células conterem uma enzima chamada catalase. Como um corte ou um arranhão contem sangue e células danificadas, existe grande quantidade de catalase ao redor dessa região.

Quando a catalase entra em contato com o peróxido de hidrogênio, acaba transformando esse peróxido de hidrogênio (H2O2) em água (H2O) e gás oxigênio (O2).

 

2H2O2 --> 2H2O + O2

A catalase faz isso de maneira extremamente eficiente, com até 200 mil reações por segundo. E as bolhas que você vê na espuma são bolhas de oxigênio puro, sendo criadas por ela. Tente colocar um pouco de peróxido de hidrogênio em uma batata cortada, e irá acontecer a mesma coisa e pela mesma razão: a catalase nas células danificadas da batata irá reagir com o peróxido de hidrogênio.

A água oxigenada não forma espuma na garrafa ou na sua pele porque não há catalase para ajudar a reação a ocorrer, e ela é estável à temperatura ambiente.

Aqui vão alguns links interessantes: