Como se mede a altura de uma grande torre?

Existem diferentes técnicas que você pode usar dependendo de onde a torre está localizada. Essas mesmas técnicas podem ser usadas para medir as árvores no seu jardim, montanhas, prédios altos no centro, e por aí vai. Aqui vão as três técnicas mais comuns.

Se a torre está no meio de uma superfície plana, provavelmente a técnica mais fácil para medir é usar a sombra da torre. Pegue um cabo de vassoura, um martelo e uma fita métrica. Enterre alguns centímetros do cabo de vassoura no chão para que ela fique em pé sozinha. Se você é paciente, pode esperar até que o comprimento da sombra do cabo seja igual ao comprimento do próprio cabo, e então medir o comprimento da sombra da torre. O comprimento da sombra lhe diz exatamente a altura do prédio. Se você é impaciente, poderá:

  1. medir o comprimento da sombra do cabo de vassoura;
  2. calcular a razão entre a sombra do cabo de vassoura e a altura do cabo de vassoura;
  3. medir a sombra da torre;
  4. aplicar a razão para descobrir a altura da torre.

Para a segunda técnica, você precisará de um canudinho, um transferidor, uma fita isolante e uma fita métrica. Cole o canudinho no transferidor, na marca de um ângulo de 45º. Segure horizontalmente o transferidor na parte plana e então olhe pelo canudinho. Afaste-se um pouco da torre até que possa ver o topo dela pelo canudinho. Já que você está vendo o topo da torre em um ângulo de 45 graus, a sua distância da torre é igual a altura dela. Meça a sua distância até a torre e você saberá a altura dela.

Para a terceira técnica, você precisará de um transferidor, um canudinho, uma fita métrica e uma calculadora para funções trigonométricas. Fique em algum lugar onde possa facilmente medir sua distância da torre. Olhe pelo canudinho até achar o topo da torre, e então meça o ângulo entre o canudo e o horizonte usando o transferidor. Digamos que o ângulo seja de 55º, e a distância seja de 200 m. A equação a ser usada é:

    Altura da torre = distância da torre * tan(ângulo)

Então...

    Altura da torre = 200 m * tan(55º) = 200 m * 1.43 = 286 m

Nesse exemplo, a altura da torre é de 286 m. Não esqueça de adicionar a altura do transferidor quando for medir o ângulo à altura da torre.

Este link é interessante: