O que faz estalar uma articulação?

Se você já estalou seus dedos, já conhece o som do estalo dos nós dos dedos. As articulações produzem esse ruído quando se formam bolhas no fluido que circunda a articulação.

As articulações são os pontos de encontro de dois ossos, que se mantêm juntos devido aos tecidos conectivos e ligamentos. Todas as articulações do nosso corpo são lubrificadas por fluido sinovial, um líquido espesso e claro. Quando você estala seus dedos, faz com que os ossos da articulação se separem. Ao se separarem, a cápsula de tecido conectivo que circunda a articulação é alongada. Alongando essa cápsula, você aumenta seu volume e esse aumento provoca uma diminuição de pressão. Com a diminuição da pressão do fluido sinovial, os gases dissolvidos no fluido ficam menos solúveis, formando bolhas através de um processo chamado cavitação. Quando a articulação é bastante alongada, a pressão na cápsula diminui tanto que essas bolhas estouram, produzindo o barulho que associamos ao estalo dos nós.

Leva cerca 30 minutos para que o gás se dissolva novamente no fluido da articulação. Durante esse período, os nós não estalarão. Assim que o gás é redissolvido, a cavitação volta a ser possível e você pode começar a estalar de novo.

Quanto aos danos associados a esse hábito, segundo Anatomy and Physiology Instructors' Cooperative (Cooperativa dos Professores de Anatomia e Fisiologia), foi realizado um único estudo aprofundado sobre os possíveis malefícios de se estalar os ossos. Esse estudo, realizado por Raymond Brodeur e publicado no Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics, examinou 300 pessoas, que tinham o hábito de estalar os nós, em busca de evidências de lesões nas articulações. Os resultados revelaram não existir ligação aparente entre o estalo de articulações e a artrite, entretanto, pessoas que têm o hábito de estalar os dedos apresentaram sinais de outros tipos de danos, incluindo lesão nos tecidos moles e até da cápsula articular, além de diminuição da força. Essa lesão provavelmente resulta do alongamento rápido e repetido dos ligamentos que circundam a articulação. Um jogador de baseball profissional que joga na posição de lançador, apresenta efeitos semelhantes, embora obviamente mais acentuados, em diversas articulações do braço com que faz os lançamentos. 

O lado positivo é que há evidências de aumento da mobilidade da articulação, logo depois de ser estalada. Quando as articulações são manipuladas, os órgãos do tendão de Golgi (um conjunto de terminações nervosas envolvidas no movimento) são estimulados e os músculos em torno da articulação relaxam. Esse é em parte o motivo pelo qual as pessoas se sentem revigoradas ao sair da clínica do quiropraxista, que induz a cavitação como parte do tratamento. Costas, joelhos, cotovelos e todas as outras articulações de movimentação, estão sujeitas ao mesmo tipo de manipulação que os nós dos dedos.

Confira este link: