O que é impressão por sublimação de tintura?

As impressoras por sublimação de tintura, permitem que você imprima suas fotos com qualidade de laboratório em casa. Como os preços dessas impressoras diminuem, mais e mais donos de câmeras digitais estão escolhendo ter a vantagem desta tecnologia. Na impressão por sublimação de tintura, as cores não são registradas como pontos individuais, como é feito nas impressoras a jato de tinta. Pontos individuais podem ser distinguidos a distâncias relativamente próximas, fazendo com que fotos digitais pareçam menos realistas.

Se você olhasse o interior de uma impressora por sublimação de tintura, iria ver um longo rolo de filme transparente que lembra folhas de celofane vermelho, azul, amarelo e cinza, presas juntas pelas extremidades. As tintas sólidas correspondentes as quatro cores básicas usadas em impressão estão embutidas neste filme: azul, magenta, amarelo e preto. A cabeça de impressão aquece enquanto passa sobre o filme, fazendo com que as tintas vaporizem e permeiem a superfície brilhante do papel, antes que elas retornem à forma sólida.

A principal diferença entre este e os outros tipos de impressão tem a ver com o calor. As cores vaporizadas impregnam na superfície do papel, criando uma gradação suave nas bordas de cada pixel, ao invés das margens evidentes entre tinta e papel, produzidas pelas jato de tinta. Pelo ao fato da cor ser introduzida no papel, é também menos vulnerável desaparecer e distorcer com o tempo.

Aqui estão alguns links interessantes: