Como funciona a Internet via satélite

Como podemos acessar a Internet de forma alternativa, se não temos cabo telefônico para conexão simples ou DSL nem TV a cabo disponível? Acesso à Internet via satélite pode ser a solução. É ideal para usuários rurais de Internet, que desejam o acesso à banda larga. Satélites de Internet não usam linhas telefônicas ou sistemas de cabos, mas uma antena de satélite para comunicação de dados em mão dupla (baixar e enviar dados). A velocidade de envio é cerca de um décimo da velocidade para baixar arquivos, que é de 500 kbps. Conexões a cabo e com DSL possuem maior velocidade para baixar arquivos, mas sistemas de satélites são cerca de dez vezes mais rápidos do que os com modem normal.

Entre as empresas que oferecem ou planejam oferecer conexão via satélite, em dupla via, incluem-se a StarBand, Pegasus Express, Teledesic e Tachyon. Os serviços da Tachyon estão disponíveis nos Estados Unidos, Europa Ocidental e México. Pegasus Express é a versão de via dupla do DirecPC.

A Internet via satélite de mão dupla consiste de:

 

  • antenas parabólicas de aproximadamente 60 a 90 cm;
  • dois modems (enlace de envio e enlace de recebimento);
  • cabos coaxiais entre a antena e o modem.

A chave para um planejamento das requisições de instalação é uma clara vista para o norte, desde que o satélite em órbita esteja sobre a área do Equador (considerando que você vive ao sul do Equador). E, assim como o satélite de TV, árvores e chuva forte também podem interferir na recepção do sinal do satélite de Internet.

Satélites de Internet de mão dupla utilizam o protocolo de internet (IP) e tecnologia multicasting (em inglês), o que significa mais de 5 mil canais de comunicação que podem se servir de um único satélite. O multicasting IP (múltiplo endereçamento IP) envia dados comprimidos de um ponto para muitos outros (ao mesmo tempo). A compressão reduz o tamanho dos dados e a utilização da banda de transmissão. Geralmente, conexões discadas de sistemas terrestres possuem limitação da banda de transmissão que evita o multicasting (múltiplos destinatários) desta magnitude.


Diagrama cedido pela StarBand
Sistema da StarBand

Alguns serviços de Internet por satélite ainda requerem que tenhamos uma conexão via modem, discada ou a cabo para o envio de dados para a Internet. O link para baixar dados do satélite é semelhante ao link terrestre, exceto que o satélite transmite os dados para o seu computador através da mesma antena que permite que recebamos um programa pay-per-view da televisão.

Então, se estivermos em uma zona rural e quisermos um acesso à Internet de banda larga, a Internet por satélite deve ser a melhor escolha.

Aqui estão alguns links interessantes: